Até a ONU destaca a importância de nossos ativistas

“Rua Gonçalo de Carvalho é um exemplo impressionante”

A rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre, foi destacada no 1º Relatório Global sobre Urbanização e Biodiversidade como “um exemplo impressionante de ecolink natural urbano”.

2013-10-06_Cities and Biodiversity Outlook project

O projeto Cities and Biodiversity Outlook (CBO) é a primeira análise global do mundo de como os padrões projetados de expansão do solo urbano vão impactar a biodiversidade e os ecossistemas cruciais. O CBO decorre da Decisão X/22 da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica da COP10 , em Nagoya , no Japão, de 2010, solicitando ao Secretário Executivo da Convenção para preparar uma avaliação dos links e oportunidades entre urbanização e biodiversidade.

O Cities and Biodiversity Outlook destaca uma ampla gama de iniciativas bem-sucedidas de cidades, autoridades locais e governos subnacionais (estaduais ou provinciais) de países desenvolvidos e em desenvolvimento . Isso demonstra que há fortes incentivos para as cidades , governos locais, setor empresarial e outras partes interessadas, para investir em soluções naturais e manter os serviços ecossistêmicos vitais.

O trabalho científico é uma parceria entre a Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica, o Stockholm Resilience Centre (SRC) e Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI).

Página na internet do Cities and Biodiversity Outlook: Rich biodiversity can exist in cities

Na página 24 da publicação Cities and Bioversity Outlook, o exemplo das árvores e dos que lutaram por sua preservação. Devem ficar muito surpresos ao tomarem conhecimento do ocorrido neste ano com as árvores de Porto Alegre, especialmente no dia 29 de maio de 2013.

Na página 24 da publicação Cities and Bioversity Outlook,
o exemplo das árvores e dos que lutaram por sua preservação.
Devem ficar muito surpresos ao tomarem conhecimento do ocorrido neste ano
com as árvores de Porto Alegre, especialmente no dia 29 de maio de 2013.

“Quando esta rua arborizada foi ameaçado pelo desenvolvimento, moradores e grupos ambientalistas se mobilizaram para protegê-lo.” (CBO)

Atualmente as árvores da Rua Gonçalo de Carvalho e a luta por sua preservação são conhecidas em mais de uma centena de países, servindo de exemplo para que pessoas comuns em outros locais também se mobilizem como ativistas* na defesa da biodiversidade dentro das cidades e no direito de serem ouvidos pelas autoridades administrativas de suas cidades.

Em 15/10/2005 a primeira ação pública em defesa da Rua Gonçalo de Carvalho, ameaçada pela construção de uma grande obra.

Em 15/10/2005 a primeira ação pública em defesa da Rua Gonçalo de Carvalho, ameaçada pela construção de uma grande obra.

*Ativismo – O conceito de ativismo ou militância pode ser generalizada como a ação ou atividade com o intuito de fazer mudanças sociais, políticas ou religiosas, geralmente dirigidos em favor de uma posição particular.

A mídia às vezes usa o termo ativismo como sinônimo de manifestação ou protesto. Em ciências políticas também pode ser sinônimo de militância, particularmente por uma causa. A atividade em si pode ser exercida por qualquer um. Dentro do enquadramento legal e eleitoral em democracias representativas, geralmente toma a forma de lobby, escrever cartas, promover reuniões ou manifestações para a imprensa e líderes políticos no sentido de sua postura preferencial, promover ou simplesmente seguir certos comportamentos que são projetados ou simplesmente contribuir para a causa, como boicotar certos produtos de consumo ou executar a preferência por outras compras no indivíduo ou grupo ou fazer qualquer representação ou manifestações organizadas, tais como marchas, suportes, obtenção de assinaturas e apoios para a causa.

Ativistas da Gonçalo de Carvalho coletam assinaturas e apoios para a defesa das árvores e pássaros de seu Túnel Verde. Outubro de 2005.

Ativistas da Gonçalo de Carvalho coletam assinaturas e pedem apoios para a defesa das árvores e pássaros de seu Túnel Verde. 15 de outubro de 2005.

O dicionário da língua espanhola define ativista como “alguém cujas ações e atos são guiados para a humanidade, para o planeta.” Ser um ativista é ser uma pessoa que com seus pensamentos, suas palavras e suas ações mudam situações sociais de injustiça, de pobreza, de desigualdade, com o objetivo de otimizar o bem-estar público.

Em 16 de julho de 2012: Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas e a Rua Gonçalo de Carvalho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s