Manifestantes ocupam a Câmara Municipal de Porto Alegre

Câmara Municipal ocupada - Foto: Ester Maria Santurion

Câmara Municipal ocupada – Foto: Ester Maria Santurion

No fim da tarde desta quarta-feira, 10 de julho, aconteceu a ocupação da Câmara Municipal de Porto Alegre por manifestantes do Bloco de Lutas pelo Transporte Público.

Foto de Eduardo Palombini/Facebook

Foto de Eduardo Palombini/Facebook

Momento da ocupação do Plenário da Câmara

Os manifestantes, cerca de 50 no primeiro momento e mais de 200 durante a noite, exigem o passe livre para estudantes e desempregados e a abertura das contas das empresas que administram o transporte. O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Thiago Duarte (PDT), tentou prosseguir normalmente com as atividades no plenário, mas interrompeu a sessão quando os manifestantes desceram das galerias. “Não tem conversa / é o passe livre que interessa!”, foi um dos primeiros gritos que ecoaram na casa.

Foto: CMPA

Foto: CMPA

Segundo os manifestantes, “esta é uma ocupação permanente em repúdio aos vereadores que votaram a favor dos empresários e contra o povo” – em referência à rejeição das emendas pela transparência nas contas do transporte público que ocorreu no dia 1° de julho.

Foto: CMPA

Foto: CMPA

Por volta das 18h30min,Thiago Duarte e parte dos vereadores conversaram com os manifestantes no chão do plenário. Enquanto os vereadores pediam para que não houvesse depredação do patrimônio da casa, manifestantes reclamavam a abertura dos portões da Câmara para que mais pessoas entrassem.

Foto: CMPA

Foto: CMPA

Os manifestantes já colocaram dezenas de faixas ao longo do plenário da Câmara e armaram a primeira barraca. A principal reivindicação imediata do grupo era a abertura dos portões da Casa, para que quem está do lado de fora possa se somar à ocupação e participar da assembleia.

Foto: CMPA

Foto: CMPA

Em uma segunda conversa com os ocupantes, o presidente Thiago Duarte manifestou preocupação com a permanência do grupo. Os ativistas disseram que somente a assembleia do grupo decidirá se a ocupação permanece nesta noite ou não.

Foto: CMPA

Foto: CMPA

A Brigada Militar já foi chamada, mas a garantia do presidente é de que a polícia ficará do lado de fora da Câmara. A Guarda Municipal observa os manifestantes do lado de dentro.

Dr. Thiago Duarte, presidente da Câmara, conversa com manifestantes - Foto: CMPA

Dr. Thiago Duarte, presidente da Câmara, conversa com manifestantes – Foto: CMPA

Após o diálogo com os manifestantes, o presidente havia concordado com a abertura dos portões. Depois de um momento de tensão, em que a Guarda Municipal chegou a empunhar as pistolas de choque nos portões, eles foram abertos.

Foto: CMPA

Foto: CMPA

Às 20h08min os manifestantes que estavam do lado de fora começaram a ingressar na Câmara. Aos gritos de “passe livre já!”, dezenas de pessoas se juntaram à ocupação que começou no final da tarde. Novas bandeiras, como a LGBT e de movimentos anarquistas, foram estendidas no plenário. Por volta das 21h, os manifestantes se apresentaram e iniciaram a primeira assembleia da ocupação.

Fonte: Sul 21

Transmissão ao vivo da ocupação da Câmara:

http://twitcasting.tv/midianinja/movie/15340548

Como a ZH é vista 1Jornal Zero Hora reclama:

“Profissionais do Grupo RBS foram expulsos do Plenário da Câmara de Vereadores de Porto Alegre enquanto cobriam a ocupação do Bloco de Luta pelo Transporte Público. Equipes da RBS TV, jornal Zero Hora e da Rádio Gaúcha foram hostilizadas e obrigadas a deixar o local, porque os manifestantes alegavam não concordar com a forma com que os veículos vinham cobrindo os protestos na Capital.”

Fonte: Manifestantes permanecem na Câmara Municipal de Porto Alegre

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s