Sofismas*, camarada Aldo…

"Camarada" Aldo no Roda Viva (captura de tela)

“Camarada” Aldo no Roda Viva (captura de tela)

O programa Roda Viva (TV Cultura de São Paulo) recebeu nesta segunda-feira, 8 de abril, o ministro dos Esportes Aldo Rebelo.

Ele falou sobre os últimos preparativos para a Copa das Confederações, que acontece entre 15 e 30 de junho deste ano. A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro também estavam na pauta.

Como sempre, desde o tempo que defendia a alteração do Código Florestal, o “camarada” Aldo tenta explicar e/ou justificar tudo… até o abrigo da Nike que usava.

Charge do Paulo Caruso, feita no programa (captura de tela)

Charge do Paulo Caruso, feita no programa (captura de tela)

*Sofisma ou sofismo (do grego antigo σόϕισμα -ατος, derivado de σοϕίξεσϑαι “fazer raciocínios capciosos”) em filosofia, é um raciocínio aparentemente válido, mas inconclusivo, pois é contrário às próprias leis. Também são considerados sofismas os raciocínios que partem de premissas verdadeiras ou verossímeis, mas que são concluídos de uma forma inadmissível ou absurda. Por definição, o sofisma tem o objetivo de dissimular uma ilusão de verdade, apresentando-a sob esquemas que aparentam seguir as regras da lógica.

É um conceito que remete à ideia de falácia, sem ser necessariamente um sinônimo.

Historicamente o termo sofista, no primeiro e mais comum significado, é equivalente ao paralogismo matemático, que é uma demonstração aparentemente rigorosa que, todavia, conduz a um resultado nitidamente absurdo. Atualmente, no uso frequente e do senso comum, sofisma é qualquer raciocínio caviloso ou falso, mas que se apresenta com coerência e que tem por objetivo induzir outros indivíduos ao erro mediante ações de má-fé. (Fonte: Wikipédia)

Anúncios

Um pensamento sobre “Sofismas*, camarada Aldo…

  1. Pingback: Sofismas*, camarada Aldo… – Centro de Estudos Ambientais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s