Repercute o corte de árvore na Rua Gonçalo de Carvalho

Um dos moradores mais antigos da Rua Gonçalo de Carvalho observa a árvore ser “fatiada” por motosserras – Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

Blog português A Sombra Verde, que chamou a rua Gonçalo de Carvalho como “A Rua Mais Bonita do Mundo“, também repercute o corte da árvore em Porto Alegre:

Abatida árvore símbolo da Gonçalo de Carvalho

Pedidos para tratar a árvore não foram atendidos, agora a “solução final” da SMAM. Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

http://sombra-verde.blogspot.com.br/2012/09/abatida-arvore-simbolo-da-goncalo-de.html

Segundo o português Pedro Nuno Teixeira Santos a Gonçalo de Carvalho é a Rua Mais Bonita do Mundo:

https://poavive.wordpress.com/2011/07/31/a-rua-mais-bonita-do-mundo/

2 pensamentos sobre “Repercute o corte de árvore na Rua Gonçalo de Carvalho

  1. ESCLARECIMENTOS SMAM

    Trata-se de uma árvore antiga, em processo natural de degeneração.

    – Em maio de 2011, a Smam realizou poda de levantamento da copa na Tipuana da Gonçalo de Carvalho, objetivando diminuir o peso dos galhos e evitar maior inclinação do tronco.

    – Ainda em maio de 2011, o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar enviou Ofício à Smam, solicitando providências em relação à referida árvore, por haver risco de queda, ainda que não emergencial.

    – Desde então, o vegetal vem sendo monitorado pela equipe técnica da Smam, visando evitar a remoção.

    – Em setembro de 2011 foi realizada nova poda.

    – Em maio de 2012, nova avaliação técnica constatou a necrose do tronco, sugerindo remoção por medida de segurança. O parecer favorável à remoção foi expedido por dois técnicos, engenheiros agrônomos.

    Está correta a afirmação dos moradores de que cabe à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) fazer o manejo das árvores. Pelo breve histórico repassado, é possível perceber que foi justamente esse trabalho de acompanhamento e zelo o realizado.

    Existiam realmente pedidos protocolados de vistoria pra o endereço, conforme afirmam os reclamantes. Esses pedidos foram atendidos, com vistoria e poda, quando necessário.

    Uma árvore é um ser vivo, com um ciclo de vida que se encerra. A Tipuana da Gonçalo de Carvalho era uma árvore antiga, em processo natural de degeneração.

  2. É muito bom que a SMAM, através de sua Assessoria de Imprensa, faça os esclarecimentos que julgue necessários, porém:

    “Foi dito que em maio de 2011 foi feita uma poda na árvore e nenhum morador da rua viu? Mais curioso é que no dia 5 de junho de 2011 foi descerrada uma nova placa alusiva ao decreto que declarou a rua Patrimônio da cidade. Lá estiveram o secretário da SMAM, o secretário substituto e outras pessoas da secretaria. Quando foi falado no problema da árvore, inclusive para alguns cereadores também presentes, todos ficaram aparentemente surpresos e foi dito que seria feita uma avaliação da árvore.
    Ainda no dia 4 de junho de 2012, quando aconteceu um ato de identificação das árvores na praça Júlio de Castilhos e Gonçalo de Carvalho, foi reiterado a necessidade de ação da SMAM, um técnico que acompanhava o secretário substituto inclusive chegou a falar em “poda corretiva” para tentar equilibrar a árvore, mas se já tinham feito DUAS podas eles não tinham conhecimento delas?

    Link do comentário acima: http://wp.clicrbs.com.br/zhmoinhos/2012/09/05/tristeza-na-goncalo-de-carvalho/?topo=13,1,1,,,13
    Em outras palavras, a SMAM faz podas com caminhão e cesto com guindaste numa árvore com 23m de altura e nemhum morador das proximidades vê nem escuta o barulho das motosserras? Isso não deve se um trabalho de PODA, é MAGIA pura ou…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s