“Túneis Verdes” já tem legislação especial

No Dia Mundial do Meio Ambiente é sancionada a lei dos “Túneis Verdes” em Porto Alegre

Prefeito Fortunati assina o texto – Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito municipal José Fortunati e o secretário municipal do Meio Ambiente Luiz Fernando Záchia assinaram o texto proposto pelo vereador Beto Moesch e aprovado pela Câmara Municipal no dia 30 de maio.

A lei objetiva proteger a vegetação de dezenas de vias de Porto Alegre. São considerados túneis verdes os logradouros públicos cujas copas das árvores se unam formando um túnel vegetal e cuja paisagem tenha características ecológicas, culturais, turísticas e paisagísticas de relevante formação vegetal e de grande circulação biológica, constituindo-se, assim, em patrimônio ambiental. A definição das ruas previstas na lei foi dialogada com o Legislativo por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), com base em critérios técnicos.

“Não há cidade sustentável evoluída sem arborização”, disse Moesch – Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

Porto Alegre já possui 15 áreas declaradas, por meio de decreto do executivo, que integram oficialmente o Patrimônio Cultural, Histórico e Ecológico da cidade. Os Túneis Verdes, encontrados em ruas com vegetação preservada, cumprem importante papel de proteção e manutenção da flora. De acordo com a SMAM, Porto Alegre possui cerca de 1,3 milhão de árvores, 608 praças, nove parques e três unidades de conservação.

Com informações da página da Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Inicia o projeto de catalogação e identificação das árvores no bairro Independência

No dia 4 de junho, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, iniciou o projeto de catalogação e identificação das árvores de nossa cidade. Como foi uma solicitação da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Independência – AMABI – o projeto teve seu início no bairro Independência com a identificação das árvores através de placas com o nome popular, nome científico e a origem dessas árvores na Praça Júlio de Castilhos e depois com uma placa maior que relaciona as espécies existentes na Rua Gonçalo de Carvalho.

Alunos do 2° ano do Ensino Fundamental do Colégio Bom Conselho participam da identificação das árvores – Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

A cerimônia aconteceu às 14h30min na Praça Júlio de Castilhos com posterior deslocamento dos participantes para a Rua Gonçalo de Carvalho. Participaram dirigentes e associados da AMABI, secretário municipal do Meio Ambiente e funcionários da SMAM, diretores do Hospital Moinhos de Vento (o hospital adota a Praça Júlio de Castilhos), professores e alunos do 2° ano do Ensino Fundamental do Colégio Bom Conselho. Os alunos do Bom Conselho estão estudando a arborização do bairro, segundo informaram professoras.

Alunos do 2° ano do Ensino Fundamental do Colégio Bom Conselho participam da identificação das árvores – Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

Leia mais aqui: Identificando nossas árvores

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Um pensamento sobre ““Túneis Verdes” já tem legislação especial

  1. Pingback: “Túneis Verdes” de Porto Alegre já tem legislação especial « anacarolinapontolivre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s