Hanamatsuri em Porto Alegre

Durante Hanamatsuri em Porto Alegre, no próximo final de semana, acontece Abraço ao Guaíba

Porto Alegre sedia, pela primeira vez, o Hanamatsuri, ou Festival das Flores. A comemoração ao nascimento de Siddharta Gautama, o Buda Shakyamuni, foi criada em 8 de abril de 566 A.C., e se espalhou pelo mundo. Neste ano, na capital gaúcha, o festival acontece dias 21 e 22 deste mês, na Usina do Gasômetro, e é realizado pelo Centro de Estudos Budistas Bodisatva e pelo Jisui Zendô Sanga Águas da Compaixão, com apoio da Associação Gaúcha de Proteção do Ambiente Natural (AGAPAN), Movimento de Cicloativistas, Massa Crítica, Clube Náutico Veleiros do Sul e Prefeitura.

Durante os dois dias de evento, entre 10h e 19h, várias atividades, com palestras sobre temas relacionados à educação pela paz, sustentabilidade e cuidados com o ambiente. A solenidade de abertura será no sábado (21/4), às 10h, no palco principal da Usina, com palestra da Monja Isshin, sobre “O simbolismo do Hanamatsuri na cultura japonesa e sua inserção na cultura do RS”, e com Lama Padma Samten, sobre “A vida de Buda”. À tarde, às 16h, está previsto o Abraço ao Guaíba, com expectativa de ampla participação de ambientalistas, movimentos sociais e comunitários, representantes de ONGs, estudantes, autoridades e público em geral. No domingo (22/4), Dia Mundial do Planeta Terra, também às 10h, acontece Cerimônia inter-religiosa de Cura do Meio Ambiente, com saída para um passeio ciclístico.

O presidente e o conselheiro da Agapan, Francisco Milanez e Celso Marques, farão um bate-papo no sábado (21), a partir das 15h, sobre a história do movimento ambiental no RS, a realização da Rio+20, as alterações propostas pelo novo Código Florestal, que deve ser votado pelo Congresso Nacional no próximo dia 24, e a história Tomada ou Subida da Chaminé do Gasômetro, em 1988, por ambientalistas da Agapan, contra a construção de prédios junto à Orla do Guaíba. Em seguida, acontece o Abraço ao Guaíba.

Ambientalistas logo após colocarem a faixa de protesto na chaminé da Usina. 17 de agosto de 1988 - Foto: arquivo AGAPAN.

Para o Festival das Flores estão previstas apresentações de Taiko (tampores japoneses), oficinas de origami, ikebana e exposição e comercialização de artesanato, bonsais e pratos típicos orientais. Haverá ainda espaços de meditação, de curta com Shiatsu e de divulgação da cultura japonesa, tibetana, gaúcha, negra, indígena e andina.

Hanamatsuri significa “festa das flores” nome dado por causa da história do nascimento de Buda. Conta-se que logo após nascer, o pequeno Buda deu sete passos para cada uma das quatro direções (norte, sul, leste e oeste) e, apontando para o céu disse “Neste Universo, Eu vim para purificar as mentes confusas de todos os seres”. Enquanto caminhava, flores de lótus brotavam da terra tocada por seus pés.

A programação pode ser conferida nos sites cebb.org.br e aguasdacompaixao.wordpress.com

Informações:

Assessoria de Imprensa da Agapan/RS

Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

Anúncios

Um pensamento sobre “Hanamatsuri em Porto Alegre

  1. Bom dia, moro em Salvador/Bahia, estive em POA umas 6 vezes e infelizmente sempre achei a cidade feia, esse também é um comentário de pessoas que conheço e moram em Brasília, Florianópolis, SP e RJ. Acredito no potencial de tudo e de todos. Agradeço vocês postarem notícias e terem AÇÃO para que POA seja uma cidade LINDA, não apenas urbanísticamente mas humanamente. Carinho, sucesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s