Inspiração para pedalar

La vida en Bici

Do Sul 21:

Massa Crítica é alvo de inquérito do MP; audiência é na quinta-feira

(André Carvalho)

Há um pouco mais de um mês, no dia 22 de novembro, o evento ciclístico Massa Crítica – que procura promover a bicicleta como meio de transporte em alternativa aos veículos automotores, e que ocorre toda a última sexta-feira de cada mês – recebeu da Promotoria de Justiça de habitação e Defesa da Ordem Urbanística do Ministério Público um ofício que informava que um Inquérito Civil estaria sendo instaurado, com o intuito de “investigar potencial infração a ordem urbanística em razão de irregularidades nos eventos organizados pelo grupo”. Na próxima quinta-feira (29), às 14h30min, ocorrerá uma audiência pública no Ministério Público para discutir as ações dos participantes da Massa Crítica para que se possa chegar a um acordo entre o grupo e as autoridades.

Dando um prazo de 30 dias, já extrapolados na última quinta-feira (22), o documento solicitava que fosse informado o nome de todos os participantes e indique de que maneira o “grupo” atua. Além disso, pedia que fosse realizada prévia informação às autoridades indicando os trajetos percorridos, para possibilitar a organização do trânsito na cidade.

O pedido foi realizado pela diretoria da EPTC após reclamar do evento ocorrido no dia 22 de setembro, que estava sendo acompanhado pela própria EPTC e pela Brigada Militar. Porém, os participantes alegaram não existir necessidade da presença das autoridades, pois eles “se responsabilizariam por seus atos”. Segundo o documento ainda, “uma pequena minoria consumia bebida alcoólica e confrontavam os motoristas agressivamente”.

Curiosamente, foi anexado nos autos, um e-mail de um cidadão que exige que o Ministério Público cobre da EPTC e da Brigada Militar melhor fiscalização quando houver o evento ciclístico. Ele acrescenta ainda que a Massa Crítica é um grande evento de mobilidade urbana em prol da bicicleta e por tanto, merece mais atenção por parte das autoridades.

Leia a matéria completa no Sul 21

Cabe ler também:

Quem viu a EPTC por aí?

Cadê a EPTC? (Blog da RP1)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s