Oportunismo total

As pessoas mudam.

Os interesses das empresas também mudam?

Matéria no Jornal do Comércio de 17 de outubro de 2011.

Esperamos que sim.
Imeginem se um grande estabelecimento com cerca de 400 lojistas estivesse aliado aos vizinhos, na defesa da qualidade de vida e do Meio Ambiente. Juntos não fariam ações memoráveis que trariam impressionantes ganhos para a imagem institucional da empresa?
Certamente que sim.
Defender o direito dos demais, a melhoria da qualidade de vida e a preservação ambiental não trazem prejuízos, todos lucram com isso se forem minimamente responsáveis com o futuro.

Até 500 reais em "vale-compras"...

Ontem (dia 17) descobrimos que um de nossos adversários na luta pela preservação da Rua Gonçalo de Carvalho lançou um “Concurso de Fotos” tendo por tema a Gonçalo, agora também chamada por eles como “A Rua Mais Bonita do Mundo”.
Claro que temos dúvidas sobre a sinceridade de tal afirmação, pois nunca demonstraram algum interesse em ajudar a cuidar da preservação da rua, não responderam a nossos e-mails depois da rua ter sido declarada Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental da cidade de Porto Alegre.
Sabemos que o interesse da administradora do Shopping é apenas ter lucros, alugar espaços onde são vendidos produtos e serviços.

Panfleto explicando o que aconteceria na Gonçalo - 2005

Pouco importava se não deixavam os vizinhos dormirem em paz por causa da falta de isolamento acústico para seus equipamentos de ar condicionado, pouco importava se para construirem uam garagem tivessem que comprometer a deslumbrante vegetação da Gonçalo de Carvalho. Mas imaginem se o Shopping fosse administrado pelo Zaffari/Boubon ou Iguatemi? Mesmo que o público deste Shopping seja diferente dos citados, tanto Iguatemi como Zaffari jamais perderiam a oportunidade de aliarem-se aos vizinhos na proteção dessa preciosidade que é o Túnel Verde da Gonçalo.

Por que fariam isso?

Porque eles tem visão. Sabem que as preocupações com qualidade de vida e Meio Ambiente estão presentes na maioria das pessoas com algum conhecimento do que acontece hoje em nosso planeta.

Imaginem algum dos excelentes comerciais institucionais do Zaffari ou do Iguatemi mostrando a beleza das árvores da rua e declarando no final: “nós também somos amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, a rua mais bonita do mundo”!

Quanta gente não olharia as árvores de suas ruas com outros olhos…

Mas o Shopping Total tem outra visão de marketing, só se preocupam com suas promoções que entulham as ruas das redondezas com carros, muito barulho, fogos de artifício, aquelas coisas “tosco-americanas”.

Depois da repercussão em mídia nacional sobre a Gonçalo de Carvalho, olharam para o lado e descobriram que poderiam ter alguma vantagem usando a denominação que a rua ganhou por ter resistido a seus interesses em ter um grande edifício-garagem. Fizeram uma página em seu site dizendo que estão em frente da Rua Mais Bonita do Mundo e agora criaram esse “concurso de fotografias” com prêmios em vale-compras e sem ninguém ligado a fotografia, paisagismo ou artes na “comissão julgadora”, apenas pessoas de seu setor de marketing julgarão as fotos apresentadas.

Que pena que eles pensem assim.

Que pena que não seja um Iguatemi ou Bourbon o shopping vizinho.

Será que um dia eles mudam?

Esperemos para ver, mas os indícios não mostram isso.

Deveriam contratar o ex-prefeito Fogaça para executivo ou prestar assessoria. Ele também era favorável ao que pretendiam fazer, mas teve a visão de entender que a prefeitura deveria mudar de posição quando a Fundação OSPA desistiu do empreendimento e teve a honra de ser o primeiro prefeito de uma cidade latino-americana a declarar uma via urbana como Patrimônio Ambiental.

Protesto dos defensores da Gonçalo em 2005, justamente no acesso ao Shopping Total

Enquanto isso a gente fica na torcida que o Zaffari/Bourbon ou Shopping Iguatemi se aliem a todos nós e motivem mais moradores de tantas ruas arborizadas de Porto Alegre a fazerem de suas ruas também as ruas mais bonitas do mundo.

Do Blog Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho (em 18/10/2011)

Anúncios

4 pensamentos sobre “Oportunismo total

  1. Prezados,

    Quanto ao post acima acho louvável tudo que menciona a rua Gonçalo de Carvalho e correta a crítica sobre a postura atual da administração do shopping Total, postura esta sem nenhum apelo ambiental e pela vida.

    Porém quando menciona o Zaffari como modelo de quem tem visão e preocupação ambiental sou obrigado a discordar. Sou vizinho do novo empreendimento Bourbon na Assis Brasil. No “Beco da Conceição”, rua logo após o hospital Conceição em direção a Assis Brasil, a direita, foram retiradas 3 ou 4 árvores, grandes, que proporcionavam muita sombra em uma praça que ali existe, quando notei a falta das árvores e comentei com os guardadores de rua que ali estão TODOS me afirmaram que as mesmas foram retiradas para “melhorar” a visibilidade do novo empreendimento Zaffari. É esta empresa que deve ser citada como modelo de cuidados com o meio ambiente? Árvores que estavam ali há muitos anos, proporcionando sombra para todo aquele povo que acompanha seus parentes e amigos enfermos ao hospital, simplesmente arrancadas para melhorar a visibilidade do mega-hipermercado e shopping. Claro que perguntando a SMAM o que aconteceu, a resposta é de que as mesmas foram retiradas pois já estavam velhas e sejam lá quais as outras razões inventadas. Mas a verdade é esta, árvores que estavam ali há muitos anos sendo arrancadas para um novo empreendimento melhorar sua visibilidade. Então amigos, temos que ter muito cuidado quando citamos qualquer empresa como modelo nas questões ambientais, porque a nossa luta é grande e o que temos até agora são empresas preocupadas não com o meio ambiente e sim somente com o cartaz que elas obtem junto a sociedade. Seguimos na luta e vigilantes. Saudações. Diego.

  2. Pena que nestas brigas nunca se chegue a um denominador comum e a cidade sempre saia no prejuízo. Existe um radicalismo de ambos os lados que sempre acaba com qualquer possibilidade de negociação pelo bem de todos.

    As empresas sempre visam lucro (mesmo o Zaffari), o que precisamos é construir em conjunto soluções que forneçam lucros para as empresas e ainda beneficiem amplamente a cidade em todos os aspectos (não só ambiental).

  3. “Mas imaginem se o Shopping fosse administrado pelo Zaffari/Boubon ou Iguatemi? Mesmo que o público deste Shopping seja diferente dos citados, tanto Iguatemi como Zaffari jamais perderiam a oportunidade de aliarem-se aos vizinhos na proteção dessa preciosidade que é o Túnel Verde da Gonçalo.

    Por que fariam isso?

    Porque eles tem visão. Sabem que as preocupações com qualidade de vida e Meio Ambiente estão presentes na maioria das pessoas com algum conhecimento do que acontece hoje em nosso planeta.”

    Desde quando o Iguatemi se preocupa com o Meio Ambiente? Em Florianópolis, capital de Santa Catarina, uma operação da PF prendeu um dos donos do shopping Iguatemi por crimes ambientais, em 2007, fato muito divulgado pela mídia na época. O autor do artigo precisa se informar melhor.

    • O autor do comentário também precisa ler mais atentamente o que foi escrito.
      Nada foi escrito apresentando o Iguatemi como “defensor do Meio Ambiente”, apenas que eles tem visão de mercado e especialmente agiriam de maneira diferente com relação a Rua Gonçalo de Carvalho, após a vitória dos defensores das árvores e alguma repercussão na internet e mídia. Só isso.
      Empresários minimamente inteligentes não remam contra a maré, especialmente se isso trará danos a sua imagem, algo que o Total não vê. Talvez nem seja por má vontade, é por falta de senso crítico ou de visão mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s