Mostre que você se importa com o meio ambiente!

Dia 21 de setembro

No dia 21 de setembro, Dia da Árvore, ocorrerá uma ação em prol de duas causas muito importantes para a preservação ambiental de Porto Alegre e do Brasil: a votação do Projeto de Lei dos Túneis Verdes e a mobilização nacional em defesa do Código Florestal.

A ação iniciará às 13h30min, com o plantio de mudas nativas nas dependências da Câmara Municipal de Porto Alegre. Após, os presentes seguirão ao Plenário Otávio Rocha para requerer aos vereadores que se posicionem a favor do Projeto de Lei, bem como para acompanhar a votação da proposta, prevista para esse dia.

Rua Gonçalo de Carvalho, a "rua mais bonita do mundo" - Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

Projeto de Lei 03862/2008, que declara os Túneis Verdes como àreas de Uso Especial

Vegetação preservada

Rua Pelotas no bairro Floresta - Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

O projeto de lei dos Túneis Verdes, de autoria do vereador Beto Moesch, declara essas vias como Áreas de Uso Especial, preservando seu calçamento e arborização. Mais de 70 ruas e avenidas serão beneficiadas com a aprovação da matéria.

Por Túnel Verde, entende-se a ambiência de um conjunto arbóreo cujas copas das árvores se unem formando um túnel vegetal em logradouro público e cuja paisagem tenha características ecológicas, culturais, turísticas e paisagísticas, de relevante formação vegetal e de grande circulação biológica.

Túnel Verde da Rua Paraíba - Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

Atualmente, existem 17 vias em Porto Alegre que possuem esse resguardo legal. A mais conhecida delas é a Rua Gonçalo de Carvalho, que recentemente ganhou notoriedade ao ser considerada por blogs e sites nacionais e internacionais como “a rua mais bonita do mundo”.

“Contudo, os 17 logradouros declarados Áreas de Uso Especial o foram por meio de decretos, que podem ser revogados. Já a criação de uma lei garantindo sua proteção consolida, de fato, o status especial desses patrimônios ambientais da capital gaúcha”, esclarece Moesch.

Código Florestal

Além disso, a manifestação pretende marcar a posição daqueles porto-alegrenses contrários às mudanças no Código Florestal Brasileiro, em consonância com os atos que estarão ocorrendo em todas as partes do Brasil.

Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre

Um pensamento sobre “Mostre que você se importa com o meio ambiente!

  1. Boa tarde:

    Importante o blog… Por causas mais do que nobres!
    Também sou um adepto às ARVORES; quanto mais destas no mundo – melhor.
    Inclusive encontrei o blog por uma imagem da RUA PARAÍBA_aliás resido junto às aqui abordadas (e mais próxima da Gonçalo de Carvalho).
    Atualmente, se debate possíveis CORTES DE ALGUMAS ÁRVORES junto ao GASÔMETRO – parece que houve uma lei PROIBINDO isso; e que história mais chata/sem lógica essa_tais eventos futuristas estão mobilizando o Brasil, depois que acabarem: voltará tudo a ser o que era.
    É isso.

    Saudação ambiental,
    Rodrigo Rosa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s