A rua considerada mais bonita do mundo

Na reportagem com cerca de 5 minutos do programa Teledomingo da RBSTV, não ficam claros os motivos que levam muitos a considerarem a Gonçalo de Carvalho como a “Rua Mais Bonita do Mundo“.

Quem nunca leu nada sobre a luta por sua preservação não entende porque o professor Pedro Nuno Teixeira Santos assim a chamou.

Mas neste Blog – criado especialmente para pedir apoios pela internet, quando foi criado o Movimento dos Amigos e Moradores da Gonçalo de Carvalho – estão as postagens que relatam em ordem cronológica a ameaça, a resistência e apoios de moradores e amigos conquistados em vários países do mundo e, finalmente, a vitória e o reconhecimento inclusive de adversários da época.

Programa foi gravado no dia 5 de agosto - Foto: Blog Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

Sobre a importância da Arborização Urbana

http://bioterra.blogspot.com/2009/10/importancia-das-arvores-urbanas.html

1. Melhoram o micro-clima, aumentam o conforto urbano e diminuem os consumos energéticos:

a) reduzem o vento

b) aumentam o ensombramento no Verão

c) diminuem o efeito da “ilha de calor”

d) aumentam a humidade atmosférica no Verão

e) reduzem o albedo (albedo= quantidade de luz refletida/quantidade de luz recebida)

2. reduzem a poluição atmosférica absorvendo vários poluentes em suspensão

3. fixam CO2 e libertam O2

4. criam micro-habitats para a fauna, em especial aves e insetos

5. favorecem a infiltração das águas pluviais, podendo diminuir os caudais de cheia

6. enquadram e valorizam esteticamente as estruturas edificadas

7. dão variações de cor, forma e textura á cidade

8. aumentam a nossa sensação de bem-estar

9. aumentam o valor financeiro dos imóveis próximos

10. ligam-nos à Natureza

Fonte: Blog Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho – Resistir é Preciso!

Atualização em 29 de agosto:

O verso do panfleto que pedia comparecimento na segunda Audiência Pública sobre a instalação do Teatro e Edifício-Garagem no estacionamento do Shopping, a primeira Audiência não chegou ao conhecimento dos moradores da rua:

Panfleto explicando o que aconteceria na Gonçalo (dezembro de 2005)

10 pensamentos sobre “A rua considerada mais bonita do mundo

  1. A rua é linda, isso é fato, mas esse orgulho bobo do porto alegrense é fogo…
    Um avô diz pro neto que a rua é a mais bonita do mundo, ae o neto enche o peito com orgulho e diz que é a mais bela do muuundo.

    Existe muitas ruas mais belas pelo mundo, e olha que eu admiro muito essa rua… mas não da, é o por do sol mais bonito do mundo, a rua mais bonita do mundo, o lixão a céu aberto mais bonito do mundo….

    Por isso que a cidade ta largada, o orgulho, as pessoas acham que ta tudo bem assim, que não tem que mudar.

    • Guilherme, leia o motivo que levou a rua a ser chamada de “A rua mais bonita do mundo”:
      https://poavive.wordpress.com/2011/07/31/a-rua-mais-bonita-do-mundo/

      Os moradores e amigos da rua enfrentaram e venceram os interesses do executivo municipal, um grande grupo econômico (na época também dono de um importante grupo de mídia), um Shopping Center e um ícone cultural do estado que era usado para enfraquecer as posições contrárias ao projeto – a OSPA.

      A incrível beleza de seu Túnel Verde e a vitoriosa luta por sua preservação a fizeram ser chamada como “A Rua Mais Bonita do Mundo”.
      E ela não foi chamada assim por nós. Isso surgiu no exterior, na Europa

    • Guilherme, eu te entendo… esse orgulho, essa vaidade de Porto Alegre me incomoda muito… também gosto dessa rua e de outras tantas de Porto Alegre, cada uma por um motivo especial…
      Mas que cansa essa coisa de a mais isso, a mais aquilo, ah isso cansa… diz-se q Porto Alegre é a capital mais politizada do Brasil, aqui pelo menos, houve um pouco de humildade, em não querer ser a mais politizada do mundo… rsrsrs.

  2. Este meio de comunicação é fantástico. Após tantos anos consigo acessar o espaço e postar minha mensagem. É a Rua mais bonita do Mundo porque nós queremos que seja e a comunidade em torno da rua, na época, lutou por isto. O orgulho de ser gaúcho vai além do bairrismo. Não somos acomodados. Estamos sempre tentando mudar para melhor, não importa quanto tempo dure esta batalha. Parabéns aos gaúchos que se dedicaram a esta causa.

  3. Ta falando da RBS? sahusahusahuas

    Por que não dar nomes? Eles ja fizeram alguma ameaça por isso? (to falando serio, tem que falar mesmo..)

    Agora até entendo mesmo, ja tinha ouvido falar sobre esses casos (eu queria a OSPA ali, é perto de onde moro…) não vejo por que de derrubar arvores para ter um teatro, não seria no estacionamento do Total?

    Bom, sei la, vocês devem saber mais do que eu.

    Até entendo agora juntando esses motivos..

    De fato, é uma rua linda, admiro muito ela.. meus tempos de pensamentos do tipo.. “Poa é a melhor cidade do mundo” ja tinha ficado emocionado com essa noticia.. (que ja é antiguinha, mas esses tempos que resolveram por na midia).

    Pensando como um portoalegrense, por amor a minha cidade, então digo que é a rua mais bela do mundo.
    sahshushhuassa

    Agora ao menos sei mais do por que disso.
    haha

    obrigado

    • Não estávamos falando na RBS.
      Na época da luta pela preservação da rua até nos panfletos estavam os nomes dos que tinham interesses pela obra na Gonçalo. O proprietário do terreno é uma indústria de Óleos de propriedade do então dono da Caldas Júnior. Atualmente a Caldas Júnior é de propriedade da Record.
      O Shopping Center é locatário da área e no contrato consta que toda e qualquer benfeitoria feita no terreno, findo o contrato, passa a ser de propriedade da empresa de Óleos. Por isso a cessão de área no estacionamento do Shopping Total se daria apenas quando o Shopping for o locatário da área. Logo o teatro da OSPA e o edifício-garagem de 7 andares (que interessava muito ao Shopping) quando findasse o contrato de locação passaria a ser de propriedade do dono do terreno: a empresa de Óleos.
      Pretendiam construir o teatro e o tal edifício-garagem com verbas da Lei Rouanet e após cerca de 25 anos entregar para uma empresa privada!
      Mas não ficaria nisso, pretendiam fazer com que toda a saída de carros do estacionamento do Shopping fosse pela Gonçalo de Carvalho. E como a rua não é asfaltada e tem muitas ávores, pretendiam depois alargar a rua com a retirada de árvores e asfaltar a rua. O asfaltamento impermeabiliza o leito da rua, impediria que a água penetrasse no solo e irrigasse as raízes das árvores.

  4. Sou uma portoalegrense que há anos vive longe da cidade natal. São fatos como este que me fazem ter vontade de regressar à Porto Alegre. Se é “a mais linda do mundo”, não sei, mas que é linda, é. E mais linda ainda a luta dos moradores pela sua conservação. Como não sentir orgulho?

  5. Não sou porto-alegrense, portanto tenho um pouco mais de chance de não ser considerada fanática como foram alguns em determinados comentários..Em 2008 uma amiga me levou à rua Gonçalo de Carvalho. Me apaixonei. Era aquela alameda verdejante sem fim, os sobradinhos, casas de estilo interiorano bem conservadas. Parecia que alguém colocara subitamente aquele deslumbrante verde, fizera um lugar especialíssimo em uma cidade tão grande e com prédios altíssimos.Pode não ser a rua mais bonita mas, com toda certeza, é uma das mais bonitas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s