O “presente de grego”

Foto no "El País": La policía reprime con dureza una protesta ante el Parlamento griego en Atenas, en el segundo día de huelga general.- L. GOULIAMAKI (AFP)

O Parlamento grego aprovou nesta quarta-feira o pacote de medidas de austeridade propostas pelo governo, contrapartida exigida pelo FMI e pela União Europeia (UE) para liberar a última parcela de um empréstimo de 110 bilhões de euros ao país.

Ensangrentado (J.KOLESIDIS/REUTERS) | 29-06-2011- Un policía reduce a un manifestante en Atenas/El País -Espanha

Entre as medidas do plano de austeridade, estão cortes orçamentários, aumento de impostos e privatizações. Sindicatos se opõem às propostas do governo, principalmente à que prevê a cobrança de impostos de trabalhadores que ganham salário mínimo.

Os parlamentares aprovaram o pacote de corte de gastos, aumento de impostos e venda de ativos estatais por 155 votos a 138, numa vitória para o primeiro-ministro George Papandreou.

Fontes: BBC Brasil e Reuters Brasil

Presente de grego

A expressão, presente de grego, que significa oferta que traz prejuízo e/ou aborrecimento a quem o recebe, surgiu em decorrência da Guerra de Tróia.

A história relata o final de uma disputa de 10 anos (1250 a.C. – 1240 a.C.) entre a Grécia e Tróia cujo estopim foi o rapto de Helena, mulher do rei de Esparta Menelau, por Páris, filho do rei troiano Príamo e para resgatar Helena, o rei pede ajuda a seu irmão Agamenon, rei de Micenas e o mesmo, por sua vez, envia um enorme exército à Ásia Menor, onde montam um cerco ao redor das muralhas da cidade inimiga.

O conflito só termina graças a um plano de Ulisses, rei da ilha de Ítaca, que ordena que as tropas finjam deixar o local da batalha e deixem à porta dos muros fortificados um imenso cavalo de madeira. Os troianos acreditam se tratar de um presente e, felizes, o colocam para dentro. À noite, os soldados gregos que estavam escondidos no cavalo saem e abrem as portas da fortaleza para a invasão. Tróia é arrasada; seus líderes, mortos; e Helena, levada de volta a seu país.

Dividocracia

Excelente documentário sobre a crise grega, com legendas em português:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s