Destruída a sede da AGAPAN em Porto Alegre!

Daqui: http://www.radioguaiba.com.br/Noticias/?Noticia=302035

06/06/2011 19:23 – Atualizado em 06/06/2011 19:43

Com base em alvará da Smic, empresa destrói sede da Agapan, em Porto Alegre

ONG também tinha concessão da prefeitura para usufruir do espaço

A sede da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), localizada na esquina entre as avenidas Aureliano de Figueiredo Pinto e Praia de Belas, em Porto Alegre, foi destruída, na tarde desta segunda-feira, por uma empresa que pretendia instalar uma floricultura e uma pizzaria no terreno. Trabalhadores que estavam no local afirmaram que foram contratados para demolir o galpão pela empresa Peruzzato e Kindermann. Segundo a Agapan, a empresa tinha um alvará provisório. O documento, no entanto, não está assinado pelo titular da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Valter Nagelstein, mas por outros servidores da secretaria.

Segundo a secretária-geral da Agapan, Eliara Manfredi, a ONG também tem concessão da prefeitura da Capital para utilizar o espaço. Ela disse que há cerca de cinco anos os voluntários se reúnem lá semanalmente e que a autorização do município vale para 20 anos. Eliara contou que a sede estava sendo adaptada para uma construção auto-sustentável e já tinha, inclusive, um telhado ecológico. A secretária lamentou que todo o trabalho da ONG tenha sido destruído junto com o prédio.

O titular da Smic, Valter Nagelstein, disse que foi alertado da situação no fim da tarde, e que já tomou providências para identificar os autores da falha. Ele afirmou que vai determinar uma apuração rígida do caso. Diretores da Agapan registraram a ocorrência na polícia.

Ouça o áudio: Secretária-geral da Agapan, Eliara Manfredi

Fonte: Renata Colombo/Rádio Guaíba

Augusto Carneiro e José Lutzenberger, secretário e presidente da primeira diretoria da AGAPAN - 1971

Em 27 de abril a AGAPAN completou 40 anos defendendo a vida: https://poavive.wordpress.com/2011/04/25/agapan-40-anos-defendendo-a-vida/

Zero Hora – Geral | 06/06/2011 | 22h36min:

Sede da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural é derrubada em Porto Alegre

Operários que demoliram prédio apresentaram alvará emitido sem checagem pela prefeitura

Francisco Amorim | francisco.amorim@zerohora.com.br

Operários destruíram as paredes da casa - Foto:Ricardo Duarte / Agencia RBS

Na Semana do Meio Ambiente e no ano em que completa 40 anos, a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) teve sua sede, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, colocada no chão por três serventes contratados por uma empresa para limpar a área.

De posse de um alvará provisório para funcionamento de uma pizzaria, emitido pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), os obreiros derrubaram nesta segunda-feira as paredes de madeira que sustentavam o telhado ecológico da pequena casa de 24 metros quadrados onde ocorriam as reuniões da entidade desde 2001.

O que não foi explicado é como a Smic concedeu um alvará para o funcionamento de uma pizzaria em um terreno que é de propriedade da própria prefeitura, que cedeu seu uso por 20 anos para a entidade ambientalista.

Fonte: http://www.radiogaucha.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3340230.xml

Atualização em 07/6/2011:

Anúncios

Um pensamento sobre “Destruída a sede da AGAPAN em Porto Alegre!

  1. Ato Público pela punição dos responsáveis pela destruição da AGAPAN e Contra o Desmanche do Código Florestal

    AGAPAN O PSOL, o PV, e outras entidades e indivíduos que lutam pela preservação do meio ambiente vão realizar um ato público pela punição dos responsáveis pela destruição da sede da AGAPAN e contra a Desmanche do Código Florestal. O ato acontece no próximo sábado, dia 11 de junho, às 10h, na feira ecológica da Redenção.

    A semana do meio ambiente de Porto Alegre iniciou de forma trágica. A sede da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural foi destruída. A AGAPAN foi fundada em 1971 sendo pioneira da luta ecológica em toda a América Latina e ativista fundamental na defesa da natureza. A associação tem uma concessão da Prefeitura para ocupar o terreno, onde sua sede estava localizada, por 20 anos. No entanto, uma empresa privada, com um alvará concedido pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SMIC), destruiu a sede da AGAPAN para construir uma pizzaria.

    Além disso, o Brasil tem caminhado na contramão das demandas para preservação do meio ambiente. Recentemente, foi aprovado na Câmara Federal alterações no nosso código florestal que beneficiam o agronegócio em detrimento da biodiversidade.

    Ato Público Contra o Desmanche do Código Florestal e pela punição dos responsáveis pela destruição da sede da AGAPAN:

    Dia: Sábado -11/06/2011
    Horário: 10h
    Local: Feira Ecológica da Redenção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s