Audiência Pública sobre o trânsito de bicicletas

Da página da Câmara Municipal de Porto Alegre:

Ciclistas pedem educação, fiscalização e segurança

Audiência Pública - Bicicletas na Cidade Foto: Lívia Stumpf/CMPA

A importância de priorizar modais de transportes sustentáveis e realizar campanhas de educação para valorizá-los foi defendida pelos participantes da audiência pública sobre o trânsito de bicicletas promovida na noite desta quinta-feira (7/4) pela Câmara Municipal de Porto Alegre. O encontro serviu também para enfatizar a necessidade de implantar o Plano Diretor Cicloviário Integrado – aprovado em 2009 – e outras medidas que possibilitem um trânsito mais seguro. Realizada no Plenário Otávio Rocha e comandada pela presidente da Câmara, Sofia Cavedon (PT), a audiência reuniu vereadores, autoridades municipais e da Justiça e representantes dos ciclistas e ambientalistas.

O ciclista João Carneiro foi o primeiro a se pronunciar. Disse que, antes de considerar qualquer questão em particular, é imprescindível valorizar o direito de ir e vir de todos cidadãos com segurança, e não somente dos condutores de veículos automotores. “A cidade não pode ser pensada levando em consideração apenas um tipo de veículo”, disse. Carneiro lembrou que as bicicletas, assim como os pedestres, têm, por lei, prioridade no tráfego. “Os modais mais sustentáveis devem ser priorizados”, frisou.

Audiência Pública - Bicicletas na Cidade Foto: Lívia Stumpf/CMPA

Na busca de respeito aos ciclistas, Carneiro defendeu a realização de campanhas permanentes de educação para o trânsito. Lembrou que, por conta da repercussão dos lamentáveis atropelamentos de ciclistas, a população está receptiva a campanhas de conscientização. Carneiro também cobrou a implantação do Plano Cicloviário, mas lembrou que é possível o Executivo melhorar a situação com medidas emergenciais de ordem administrativa, que não dependam de tantos recursos, como a mudança da forma dos estacionamentos, a criação de ciclofaixas, mais sinalização e fiscalização. O importante, segundo ele, é que Porto Alegre abandone o “trânsito carro-centrado”, Na sua opinião, a grande evolução da cidade seria trocar a visão de cidade veloz por uma cidade com trânsito seguro para todos.

Uma campanha educativa para reduzir os acidentes com bicicletas implantada em Capão da Canoa, Terra de Areia, Xangri-lá e Itati foi destacada pelo defensor público Juliano Viali dos Santos, da Comarca de Capão. Ele contou que, em conjunto com órgãos públicos e a comunidade, estão sendo promovidas, desde 2010, palestras e distribuição de folders e cartazes com orientações básicas de segurança para os ciclistas locais, que, em sua maioria, utilizam a bicicleta para trabalhar. Segundo ele, havia muitos acidentes provocados também pela falta de informação dos ciclistas, que andavam nos passeios públicos, na contramão e não sinalizavam quando iriam dobrar uma esquina. A previsão é realizar esse projeto-piloto por um ano, e avaliar seus resultados, para após estender a campanha. De acordo com Viali, os conflitos no trânsito só serão amenizados com educação direcionada para esse tema oferecida em campanhas e desde a pré-escola até o Ensino Médio.

O presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Capellari, cumprimentou a Câmara pela audiência pública. Segundo ele, trata-se de “parte importante para o processo de mudança de comportamento” no trânsito de Porto Alegre. Capellari garantiu que a EPTC se empenha diuturnamente com a educação para o trânsito e que prepara o lançamento da segunda fase da campanha do “novo sinal” nas travessias em faixa de segurança de pedestres. Nessa etapa, informou, haverá mais rigor na fiscalização. Sobre as ciclofaixas citadas por João Carneiro, Capellari relatou a dificuldade para manter o respeito dos motoristas a elas. “A cada feriado e fim de semana, tínhamos de guinchar cerca de 50 carros que estacionavam em cima das ciclofaixas”, lamentou. De acordo com ele, a EPTC tem avaliado a possibilidade e uma forma melhor de recriar esses espaços.

Após os painéis, foram abertas as manifestações do público e dos vereadores presentes: Airto Ferronato (PSB), Bernardino Vendruscolo (PMDB), Beto Moesch (PP), Carlos Comassetto (PT), Carlos Todeschini (PT), Elias Vidal (PPS), Fernanda Melchionna (PSOL), João Carlos Nedel (PP), Professor Garcia (PMDB), Sebastião Melo (PMDB) e Toni Proença (PPS), além de Sofia. Também compuseram a Mesa, junto com Sofia, Carneiro, Viali e Capellari, o secretário-adjunto da Smam, André Carus; o secretário-adjunto da Secretaria de Governança, Marcos Botelho; e o secretário-adjunto do Planejamento Municipal, Francisco Dornelles.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Fonte: CMPA

Anúncios

2 pensamentos sobre “Audiência Pública sobre o trânsito de bicicletas

  1. É impressionante o atraso da prefeitura de Porto Alegre neste tema!!
    Seja no interior ou no exterior há tantos exemplos notáveis que poderiam ser seguidos!!
    Falta é muita pressão no governo, pressão forte!!!

  2. Tudo muito bonito. Gostaria que houvesse muitos quilômetros de ciclovias na cidade.
    Não tenho coragem de pedalar em Porto Alegre.
    Dirijo automóvel desde 1970 e nunca me envolvi em acidente.
    Nestes comentários não falaram quase nada na educação dos pedestres e ciclistas. Se vê barbaridades cometidas por estes cidadãos!!!!!
    – Ciclistas em dobradinha (lado a lado ) dificultando a passagem dos veículos (se houvesse a ciclovia eles não viriam pela pista dos automóveis, é claro);
    – mudança repentina de direção. Isto dá cada susto nos motorístas…….
    – pedalando na contramão , outro susto quando o motorista dobra um esquina.

    Ciclovia já!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s