Qualidade de Vida não se compra em shopping!

Na quinta-feira, 03 de março, aconteceu uma reunião extraordinária do Fórum da Região Geral de Planejamento 1 (RP1) para tratar de dois assuntos: a intenção da prefeitura de fechar o minizoo da Redenção e sobre o processo que está sendo relatado no CMDUA sobre alterações no EVU do Shopping Total, aquele que queria ter o Teatro da OSPA em seu estacionamento, juntamente com um edifício-garagem de 7 andares na rua Gonçalo de Carvalho.

Reunião da RP1 dia 3 de março

Estão mesmo preocupados com os animais do Minizoo?

Ficou bem claro para muitos que a prefeitura pretende fechar o minizoo para fazer economia e para não pagar as multas cobradas pelo IBAMA, pois as condições das instalações do minizoo são extremamente precárias. Não é por causa dos animais que lá estão.

Minizoo do parque da Redenção

O problema é que o minizoo é tombado, logo ele não poderá ser fechado conforme pensa a prefeitura. Outro grave problema, dito na reunião por uma bióloga, é que certamente os animais não tem local para irem e caso fiquem em pequenas jaulas em outro local, todos morrerão rápidamente. Resumindo: fecham o minizoo, ao arrepio da lei, e mandam os animais para morrerem em outro local.

Mas isso deve ter outras motivações, quem sabe reservar o espaço acupado atualmente pelo minizoo para algo relacionado com a “Copa de 2014”?

Shopping Total pretende alterar o Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) do empreendimento

Apresentação dos arquitetos do empreendedor

O outro assunto também é extremamente preocupante, especialmente para os moradores do entorno do Shopping Total, na divisa dos bairros Floresta e Independência.

Prédio tombado da antiga Cervejaria Continental, depois Brahma, atualmente Shopping Total.

O Shopping, que queria ter a honra de ser o primeiro shopping popular do mundo a ter um Teatro Sinfônico em seu estacionamento (mas pago com dinheiro da Lei Rouanet) em 2005, pretende alterar o EVU do empreendimento. Quer unificar o EVU de algumas áreas e também construir uma garagem para mais de 600 carros no prédio 5 (aquele onde tem um supermercado, parece). Ao que parece será um prédio com 6 andares e com saída dos carros pela pequena Rua TIRADENTES. Os representantes da região que compareceram na reunião de quinta ficaram boquiabertos, pois a ruazinha está saturada e não imaginam como o empreendedor e autoridades municipais não tem conhecimento disso e também que a Ramiro Barcelos tem trânsito intenso.

Estacionamento do shopping onde queriam construir o teatro da OSPA em 2005.

Os arquitetos que fizeram a apresentação, contratados pelo empreendedor, não souberam responder porque na planta mostrada não aparece a área onde pretendiam construir o Teatro em 2005. Apenas disseram que as vagas do local iriam para o novo edifício-garagem. Será que o Shopping pretende construir algo ali? Não souberam responder isso também…

Tem algo muito estranho nessa solicitação, foi um sentimento comum na reunião.

O delegado Alan (ex-conselheiro da RP1 junto ao CMDUA) destacou que na solicitação anterior de EVU o shopping não havia cumprido as medidas compensatórias e mitigatórias acertadas. Disse também que aprovar esse pedido sem o cumprimento do que fora acertado antes, seria muito criticável. Por unanimidade foram aprovadas ações que serão encaminhadas pelo conselheiro da RP1,  Ibirá Lucas.

Local onde seria construido o edifício-garagem de 7 andares, em 2005.

Xerox da ZH de 21 e 23 de janeiro de 2006 denunciando ofensas do vice-prefeito na época.

Todos sabem que esse shopping não é considerado como dos melhores da cidade, mas eles tem grandes apoiadores políticos e na administração municipal. Apenas uma vereadora da cidade, Sofia Cavedon, apoiou abertamente a luta de seus defensores, inclusive comparecendo em todas as manifestações públicas. Alguns políticos, hoje muito bem votados e conhecidos nacionalmente, sequer atendiam telefonemas, mandavam dizer pelos constrangidos assessores que aguardassemos o retorno da ligação. Alguns até hoje não retornaram, outros retornaram… mas depois da vitória da Gonçalo.

Panfleto para a segunda Audiência Pública, dessa vez com participação dos defensores da Gonçalo.

Quem vivenciou a luta dos defensores da Rua Gonçalo de Carvalho em 2005/2006 lembram bem que o então prefeito Fogaça orgulhosamente citava a rapidez nas aprovações do complexo OSPA na área do shopping. Mas a resistência dos defensores da Gonçalo de Carvalho saiu vitoriosa, quando tudo parecia estar perdido. A obra não saiu e a Gonçalo, atendendo os primeiros pedidos dos “Amigos da Gonçalo” foi tombada como Patrimônio Cultural, Histórico, Paisagístico e Ambiental de Porto Alegre, pelo mesmo prefeito que inicialmente se posicionava a favor da obra. Foi o primeiro caso em toda a América Latina de ser declarada patrimônio Ambiental uma via urbana!  Atualmente ela é conhecida, especialmente na Europa, como a Rua Mais Bonita do Mundo, não apenas pela beleza de seu Túnel Verde como também pela desigual luta e a grande vitória de seus defensores.

Google: A Rua Mais Bonita do Mundo

Para encontrar uma foto da rua basta pesquisar no Google “A rua mais bonita do mundo“. Também como “as mais belas árvores do mundo“, “cidades mais bonitas do mundo“, “ruas bonitas“, etc.

A vitória da Gonçalo de Carvalho servindo de exemplo no exterior.

Essa vitória dos amigos da Gonçalo de Carvalho só aconteceu porque um grupo de cidadãos de nossa cidade não se conformou com algo que havia sido decidido “de cima para baixo”, sem ouvir os vizinhos do empreendimento, e também por saberem que Qualidade de Vida não se compra em shopping.

Após um ano de tombamento é descerrada uma Placa alusiva, incrivelmente o shopping pegou "carona", pagando a placa... Foto:Ricardo Giusti/PMPA

Os moradores, ou quem circula pela região, que ponham as “barbas de molho” e fiquem atentos.

Mais informações no Blog da Gonçalo: Novamente o Shopping Total

Sobre a luta dos defensores da Gonçalo:

As ruas mais bonitas do mundo? As árvores fazem amigos

Mais que um direito, uma obrigação!

Em Portugal: A rua mais bonita do mundo

Anúncios

4 pensamentos sobre “Qualidade de Vida não se compra em shopping!

  1. A turma do cimento não se dá por vencida! Querem mais edificios-garagem numa área que já está saturada e que ainda tem uma certa harmonia graças ao “Tombamento da Rua Gonçalo de Carvalho”! Elisabeth

  2. Me explica onde se compra a qualidade de vida que eu vou lá…

    Falando sério, os shoppings estão aí, e crescendo cada vez mais pois oferecem segurança e comodidade (vide estacionamento, ar condicionado e algo além de árvores).

    Apoio uma qualidade de vida focada em espaços abertos (parques), mas isso nada tem a ver com ser contra shoppings. Podemos ter tudo que quisermos, basta priorizar o gasto do recursos (isto é, impostos).

    Sobre ruas calmas se transformando por causa de tráfego pesado, infelizmente é o ônus a que estamos sujeitos quando moramos em regiões centrais de qualquer metrópole do mundo. A única saida para preservar as ruas do entorno de locais públicos de grande movimento é com a construção de metrôs (transporte público de qualidade é metro e ponto).

  3. Isso é uma questão de conceitos, Adriano.
    Qualidade de vida, no nosso conceito, não é algo que se compra. Qualidade de vida é algo que se conquista pela cultura e conscientização da população.
    Além do mais não esqueça que esse shopping tem prazo de validade, pois o local é alugado e após o término do contrato de locação (mais uns 20 anos no máximo) tudo o que se construiu ou construirá lá será de propriedade do real proprietário, não do shopping.
    Assim como as benfeitorias, tudo o que piorar no entorno do local ficará como um triste legado aos moradores e comerciantes da região.
    Caso os cidadãos da cidade não tiverem o direito de se oporem será que podem ser considerados cidadãos mesmo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s