Nova ferramenta monitora mudanças climáticas

Google Earth Engine, um novo sistema de monitoramento do meio ambiente

A plataforma está disponível apenas para parceiros selecionados, mas brevemente estárá disponível ao público.

Na conferência das Nações Unidas COP 16, a Google anunciou seu último projeto chamado Google Earth Engine, uma nova ferramenta que monitora a geografia do planeta. Ela permitirá aos cientistas, comunidades e ativistas ambientais, maiores informações, um melhor acesso e um entendimento mais completo das mudanças climáticas.

Essa nova ferramenta é uma plataforma online de monitoramento do meio ambiente que oferece um modelo digital do planeta muito dinâmica e que se atualiza diariamente.

A nova plataforma oferece pela primeira vez uma quantidade “sem precedentes de informações e imagens de satélites”, é um arquivo completo, que conta com mais de 25 anos de investigação por satélites, e que está na escala dos terabytes, escala que muito poucas organizações tem condições de gerenciar, pois grande parte dessas informações havia sido desperdiçada até agora.

A Google espera que o Earth Engine permita que os usuários monitorem e visualizem as mudanças ambientais.  Este projeto é importante, segundo Google, como “uma análise científica que é capaz de transformar as imagens de um simples conjunto de píxels en informação útil… detectando como nossas florestas estão mudando com o tempo”.

O sistema consiste em passar milhares de imagens, atuais e antigas, a fim de comparar e monitorar o meio ambiente. A plataforma promete facilitar o trabalho de vários pesquisadores, sendo útil para verificar mudanças climáticas, níveis de desmatamento, mapeamento de águas e, até mesmo, as consequências de diversos desastres naturais.

A Google se comprometeu a doar 10 milhões de horas/CPU por ano, durante os próximos dois anos na plataforma Google Earth Engine, para fortalecer a capacidade das nações, especialmente as menos desenvolvidas, em rastrear e analizar o estado de seus ecosistemas.

O Google Earth Engine está disponível apenas para parceiros aprovados, mas logo estará aberto para todo o público.

Fontes: Read Write Web, Olhar Digital, Google LatLong Blog

Um pensamento sobre “Nova ferramenta monitora mudanças climáticas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s