Museu das Águas – Blog Action Day

Porto Alegre terá um Museu das Águas, podem contar com isso.

Muitos perguntam para que mesmo servirá um Museu das Águas?

Na proposta do Museu, promovida pelo GT Museu do Comitê Multidisciplinar de Planejamento Urbanístico da Orla do Guaíba, o engenheiro Luiz Antonio Grassi explica muito bem:

A água é uma substância essencial e indispensável para todos os seres vivos e para todas as atividades da sociedade humana. Como componente do ambiente natural da Terra, tem um papel fundamental no equilíbrio ecológico e na preservação das condições ambientais que permitem a nosso planeta gerar e manter a vida como a conhecemos.

A quantidade de água existente no planeta não se altera ao longo dos tempos, mas sua presença não é uniforme:

– espacialmente, oscila entre a abundância excessiva nas zonas mais úmidas e a extrema escassez nas regiões áridas e desérticas;

– temporalmente, em uma mesma região varia, com maior ou menor regularidade, das épocas secas, chegando a fortes estiagens de maior ou menor duração até os períodos de chuvas, mais ou menos intensas, prolongados ou breves.

As questões relacionadas com a disponibilidade limitada da água frente a usos cada vez mais diversificados e crescentes é um tema que vai se tornando prioritário na pauta dos governos e da opinião pública de todo o mundo. Tanto em escala mundial quanto no âmbito das nações, demandam-se políticas públicas que estabeleçam uma gestão pública das águas.

A gestão pública deve ser enfocada na proteção (conservação, recuperação e preservação) dos recursos hídricos e na racionalização e compatibilização dos usos múltiplos desses recursos e concretiza-se em leis, sistemas institucionais e instrumentos gerenciais.

Sobre a criação de um Museu das Águas:

No cerne da política pública para a proteção e o melhor uso das águas está o processo de educação e de conscientização dos cidadãos. Um museu das águas pode contribuir para a concretização dos objetivos da gestão das águas, na medida em que pode ser importante instrumento de educação e conscientização com todos seus componentes: informação, comunicação, divulgação, participação, entre outras funções culturais.

O Museu das Águas de Porto Alegre, além de sua importância para a conscientização da problemática da água,  pode ser o símbolo concreto do que a orla do Guaíba significa para a população de Porto Alegre e de todo o Rio Grande do Sul, para além da simples especulação imobiliária e do uso predatório do ambiente natural.

Felizmente, a receptividade da proposta tem sido excelente.  Acaba de ser criada uma comissão com integrantes de várias entidades apoiadoras da propostas, que irão construir coletivamente o projeto do Museu. Isso tudo é muito trabalhoso, especialmente por ser trabalho voluntário, onde ninguém está recebendo nada mais que a satisfação de fazer algo que precisa ser feito.

As pessoas ignoram a importância da água, aceitam o desperdício nas casas e ruas, viram as costas para a poluição do nosso Guaíba, como se água potável fosse um bem infinito. A realidade é muito diferente, a água potável está ficando cada vez mais rara e disputada. Grandes empresas estão entrando na guerra de privatização de mananciais.

Passar mais informações sobre a água será um dos principais eixos do Museu, conscientizar a população com informações mais qualificadas poderá fazer aalguma diferença para a preservação dessa substância indispensável para a vida humana no planeta.

3 pensamentos sobre “Museu das Águas – Blog Action Day

  1. Pingback: Tweets that mention Museu das Águas – Blog Action Day « Porto Alegre RESISTE! -- Topsy.com

  2. Este assunto é delicado, de fato e água é um elemento fundamental pra nossa sobrevivência e pessoas desperdiçam sem sensibilidade. Temos que abrir os olhos e contribuir para que nossos filhos e netos não sofram.

  3. Pingback: Dia Mundial da Água – pela criação do Museu das Águas de Porto Alegre! « Porto Alegre RESISTE!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s