Exemplo

Bento Gonçalves da Silva (1788-1849)

Natural de Triunfo, filho de fazendeiros, dedicou-se à carreira militar e à criação de gado na região de Cerro Largo, Uruguai, então Província Cisplatina anexada do Brasil. Era bisneto de Jerônimo de Ornellas, o fundador de Porto Alegre. Lutou na Campanha do Exército Pacificador da Banda Oriental (1811-1812), nas Guerras contra Artigas (1816-l817 e 1821), na Guerra da Independência do Brasil na Cisplatina (1822-1824) e na Guerra Cisplatina (1825-1828). Teve atuação destacada na Batalha do Passo do Rosário – da qual resultou a independência definitiva do Uruguai- onde, junto com Bento Manuel Ribeiro, impediu a destruição do exército brasileiro comandando por Barbacena.

Foi o grande líder da Revolução, como seu articulador político e militar, sendo seu chefe militar e mais tarde Presidente da República Riograndense e Comandante em Chefe de seus exércitos.

Preso na batalha da Ilha do Fanfa foi levado para o Rio de Janeiro e de lá para o Forte do Mar, na Bahia de onde conseguiu fugir, graças à maçonaria a ao auxílio financeiro do riograndense Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, o maior industrial brasileiro do séc. XIX e amigo dos republicanos. Em face das lutas de facções, durante a Assembléia Constituinte de Alegrete, renunciou a seus cargos.

Tendo gasto todo seu patrimônio durante os dez anos de lutas, ao final da guerra teve de pedir emprestado cem cabeças de gado a um amigo, a fim de reiniciar sua vida de criador na estância do Cristal de sua propriedade, no município de Camaquã, hoje Parque Nacional em sua homenagem.

Belo exemplo para os jovens brasileiros de hoje que crescem conhecendo as misérias dos políticos nacionais.

Trecho do livro de Ivar Hartmann, Aspectos da Guerra dos Farrapos, Feevale, 2002.

2 pensamentos sobre “Exemplo

  1. OLÁ PESSOAL

    estive ontem (dia 19) NO MUNICÍPIO DE RIO PARDO, e fui visitar a FORTALEZA DOS COQUEIROS, onde foi abatido junto com sua tropa ALEXANDRE TUXAVA (nome de batismo católico) alferez da redução de são luis, capitão da tropa GUARANI.

    ( COMANDANTE SEPÉ TIARAJU ) em 29 de Abril de 1754.

    * me deparei com uma triste realidade O ABANDONO DO NOSSO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL, as casas históricas que ainda não derubaram estão no abandono, caindo aos pedaços, UMA CASA DE 1882 ABANDONADA, com o telhado prestes a desmoronar, A IGREJA MATRIZ DA FUNDAÇÃO DA CIDADE esta iterditada, a população local não tem um mínimo respeito por este patrimônio, SOMENTE UMA MEIA DÚZIA DE PESSOAS É QUE NADANDO CONTRA A MARÉ, para tentar salvar o que restou da devassa dos mais ricos,arrozeiros, fazendeiros, pecuaristas, … que constroem sua casas de luxo ARRASANDO TUDO O QUE TEM PELA FRENTE, a especulação imobiliária transformou-se EM UMA VERDADEIRA PRAGA.

    * mesmo assim o rio grande do sul e seus HERÓIS DEVEM SER LEMBRADOS E VENERADOS PARA QUE NO FUTURO NOSSO NETOS, BISNETOS, … FIQUEM SABENDO QUEM ERAM NOSSOS BRAVOS HERÓIS.
    (para não ficarem venerando o general custer,que foi morto pelos indios, após uma investida desastrada )

    * ESTA FORTALEZA EM RIO PARDO (beira do rio jacui) É CHAMADA DE FORTALEZA INVÍCTA POIS NUNCA PERDEU UMA BATALHA, foi esta fortaleza com seu bravos soldados luzobrasileiros que impediram A INVASÃO ESPANHOLA COM SUAS EMBARCAÇÕES ATRAVÉS DO RIO JACUHÍ.

    Eduino de Mattos
    Porto Alegre RS BRASIL.

  2. Não sei se isso tudo é uma citação, mas Bento Manuel Ribeiro nunca lutou na Batalha do Passo do Rosário, razão pela qual era visto com desconfiança pelo comando-chefe das tropas da Guerra Cisplatina e, depois, na época da Guerra dos Farrapos.

    att,
    Marcos Luft – licenciado em história

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s