Hiroshima, 6 de agosto de 1945
No dia 6 de agosto de 1945, numa segunda-feira, a cidade japonesa de Hiroshima foi destruída pela bomba atômica “Little Boy”.
Às 8h15min, o avião americano Enola Gay largou a bomba nuclear sobre o centro de Hiroshima. Ela explodiu a cerca de 600 m do solo, com uma explosão de potência equivalente a 15 mil toneladas de TNT, matando um número estimado de 70.000 a 80.000 pessoas instantaneamente. Foi estimado que mais de 90% dos prédios foram danificados ou completamente destruídos.
Segundo informações mais recentes de Hiroshima, em 6 de agosto de 2005, o número total de mortos entre as vítimas do bombardeio eram de 242.437. Esse número inclui todas as pessoas que estavam na cidade quando a bomba explodiu, ou que foram mais tarde expostas a cinza nuclear e posteriormente morreram.
Trecho de abertura do filme “Hiroshima, meu amor”, de Alain Resnais.
Parte do diálogo:
…
Ela: Contra quem a ira dessas cidades? A ira das cidades, conscientemente ou não, contra a desigualdade imposta em princípio por certos povos contra outros povos, contra a desigualdade imposta por certas raças contra outras raças, contra a desigualdade imposta por certas classes contra outras classes. Ouça! Como você eu conheço o esquecimento.
Ele: Não. Você não conhece o esquecimento.
Ela: Como você, eu tenho memória, eu conheço o esquecimento.
Ele: Não. Você não tem memória.
…
Pingback: Filósofo suíço Thomas Kesselring em Porto Alegre « Porto Alegre RESISTE!