Fortunati defendeu a Orla do Guaíba…

…em 1988.

Para saber a posição do prefeito Fortunati hoje, leia o “post” anterior a esse. Quem te viu, quem te vê!

Subindo na Chaminé da Usina do Gasômetro

O atual prefeito José Fortunati, à esquerda na foto, tentando defender os ambientalistas da investida dos brigadianos quando da tomada da Chaminé do Gasômetro, em 17/08/1988. Foto: arquivo Gert Schinke.

Chaminé com Faixa de Protesto

Em 17 de agosto de 1988 a chaminé de 124m de altura foi palco de uma inédita manifestação ecológica que visava chamar a atenção da cidade para a votação do Projeto Praia do Guaíba que ocorreria naquele dia na Câmara de Vereadores. Quatro ecologistas da AGAPAN (Gert Schinke, Guilherme Dorneles, Gerson Buss e Sidnei Sommer) escalaram a chaminé e em seu topo colocaram uma faixa de protesto ao pretendido projeto.

A manifestação da chaminé do Gasômetro foi tida como uma das mais bem sucedidas pelo movimento ecológico gaúcho pois trouxe ao centro da agenda política a ocupação da orla do Rio Guaíba, objeto de permanente polêmica, a exemplo da recente que gerou a Consulta Pública realizada no dia 23 de agosto de 2009, e que evidenciou a vontade da população portoalegrense em não ceder a orla para a prédios residenciais, como propunha o projeto urbanístico Pontal do Estaleiro.

Ambientalistas logo após colocarem a faixa de protesto na chaminé da Usina. 17 de agosto de 1988 - Foto: arquivo AGAPAN.

Ainda em 1988: o “Abraço ao Guaíba”

Do Blog do Emilio Pacheco:

Em 1988, pouco antes da eleição para a Prefeitura de Porto Alegre (ainda em 15 de novembro e em um só turno), o então Prefeito Alceu Collares inaugurou a Avenida Beira-Rio. Era o primeiro passo de um projeto maior que deveria urbanizar a orla do Guaíba. Felizmente, parece ter sido abandonado. Mas a Avenida foi feita. No domingo anterior à inauguração, houve um “abraço ao Guaíba” em protesto.

Leia o restante do texto aqui: Abraço ao Guaíba em 1988


Anúncios

10 pensamentos sobre “Fortunati defendeu a Orla do Guaíba…

  1. PREFEITURA DE PORTO ALEGRE PORQUE ME ABANDONASTE Gostaria de saber se realmente alguem trabalha no PGM/JAI,pois já faz mais de 4 meses que estamos esperando uma resposta que deveria ser de 15dias,o prometido , é sempre a mesma resposta ligue sexta feira ,como que só sexta teria alguém no departamento?Será que devo ir aos meio de comunicação(pode ser que alguém me escute) para obter uma resposta dentro do prazo prometido?Para pagarmos os impostos temos que ser pontuais ,senão levamos multa,acho isto um desrespeito ao comtribuinte.Lamento por chegarmos a este desabafo ,mas não tem explicação o que estão fazendo conosco. não sei mais a quem recorrer.Nunca pensei que a prefeitura de POA. tratasse com tanto descaso seus contribuintes ,afinal de contas é o nosso suado IPTU que paga seus polpudos salários.Claro,que um procurador que ganha acima de $25.000,00 vai se importar com aquele que tem um carrinho 98, que foi comprado com muito trabalho

  2. Pingback: Hanamatsuri em Porto Alegre « Porto Alegre RESISTE!

  3. HOUVE, UM ENGANO: O FORTUNATI NÃO SUBIU NA CHAMINÉ CONFORME FOI POSTADO AQUI .
    OS ATIVISTAS DA AGAPAN ERAM GERSON BUSS; GUILHERME DORNELLES; SIDNEI ZOMMER E GERT SCHINKE

    • Realmente o Fortunati não subiu na chaminé.
      Por sinal isso não foi postado aqui, foi colocado que ele compareceu em defesa dos que subiram na chaminé quando chegou a Brigada Militar. A informação é do Gert Schinke, que também forneceu a foto

    • NOVAMENTE VOLTO A COMENTAR COMO EM 06/10/12………”Subindo na Chaminé da Usina do Gasômetro Em 17 de agosto de 1988″
      CONTESTAÇÃO: O ATUAL PREFEITO NÃO FOI UMA DAS PESSOAS QUE SUBIU NA CHAMINÉ. EU ESTAVA LÁ E PARTICIPEI DE PARTE DO ATO.
      ELE ERA VEREADOR E SUA AÇÃO FOI, SIM, CONTRA O “PROJETO PRAIA DO GUAÍBA” DO (ENTÃO) PREFEITO ALCEU COLLARES QUE PREVIA PRÉDIOS E URBANIZAÇÃO DE BOA PARTE DAS ÁREAS DOS PARQUES DA ORLA.

    • Ninguém aqui disse isso Alex .É tu que está dizendo. O que não se quer aqui é uma orla transformada em freeway, que é o que está acontecendo. E se tu gosta tanto assim de asfalto. Dá uma morada em São Paulo pra ver o que é bom. O “desenvolvimento”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s