Paraíso “concretosco”: a Sociedade do Automóvel

Postado neste Blog em 22 de maio de 2009:

Antes que a cidade PARE

Da coluna do jornalista Affonso Ritter, no Jornal do Comércio de hoje:

O que fazer para a cidade não parar

Continua repercutindo a notícia da pesquisa divulgada pela Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais, segundo a qual Porto Alegre vai parar em 2012 por causa dos congestionamentos de veículos. Embora o prefeito José Fogaça considere exagerada a conclusão, ele refere três iniciativas em andamento para enfrentar a situação. A primeira delas é engenharia de tráfego, com a presença de câmeras pela cidade, comandadas pela EPTC. A segunda, as obras na 3º Perimetral: viaduto na Bento Gonçalves, passagem de nível na Plínio Brasil Milano e trincheira na Anita Garibaldi. E a terceira, os portais da cidade, para racionalizar o fluxo de ônibus.

Parece que a notícia da pesquisa da Fundação Dom Cabral é muito mais realista do que as ações de nosso executivo e legislativo municipal.

Porto Alegre segundo os jornais de 8 de junho de 2010

Correio do Povo:

Colisão entre 4 veículos engarrafa a Capital

Mesmo após a liberação das pistas da Castelo, o tráfego não fluiu com facilidade, deixando a cidade praticamente paralisada com o enorme congestionamento que se formou. O transtorno no tráfego perdurou até depois das 20h em alguns pontos. As paradas ficaram totalmente lotadas, com as pessoas tendo que esperar várias horas pelos coletivos, pois os que passavam estavam lotados. Conforme a EPTC, os pontos mais atingidos foram as avenidas Osvaldo Aranha, Paulo Gama, Júlio de Castilhos, Siqueira Campos e João Pessoa, assim como todo o Centro de Porto Alegre e também as vias que levavam à zona Norte.

Jornal do Comércio:

Acidente paralisa avenidas da Capital

Um acidente envolvendo dois ônibus e dois carros, por volta das 16h30min, na avenida Castelo Branco, resultou no bloqueio da via durante uma hora e meia, no sentido Capital-Interior, e ocasionou congestionamentos em série, atingindo o Túnel da Conceição, as avenidas Osvaldo Aranha, Loureiro da Silva, João Pessoa e Júlio de Castilhos, e as ruas Paulo Gama, Ramiro Barcelos e Siqueira Campos, entre outras vias.

A colisão envolveu dois ônibus intermunicipais e dois automóveis. A demora na liberação de duas das três pistas da avenida se deu em razão da necessidade da utilização de um guincho para que fosse feita a retirada de um dos coletivos. Os outros veículo foram retirados sem grandes dificuldades.

Zero Hora:

Acidente desencadeia caos no trânsito de Porto Alegre

Um acidente, ontem, expôs o esgotamento da malha viária de Porto Alegre. Um congestionamento generalizado a partir da área central se formou após uma colisão entre dois ônibus e dois automóveis

Houve dois quilômetros de engarrafamento na Avenida Castelo Branco, no sentido Capital-Interior, aproximadamente às 16h, provocando reflexos nas principais vias da região.

Percebe-se que nossos meios de comunicação não querem dizer o que todos já sabem: nossas ruas e avenidas não são elásticas e a cada ano entram mais de 60 mil automóveis em circulação em Porto Alegre!

Vale a pena ver o ótimo documentário produzido por Branca Nunes e Thiago Benicchio, em 2005: Sociedade do Automóvel.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

Link para a página: Sociedade do Automóvel

2 pensamentos sobre “Paraíso “concretosco”: a Sociedade do Automóvel

  1. Moro da Itália, segundo país em números de automóveis per capita do mundo, atrás somente dos Estados Unidos. A situação se agrava na medida em que as políticas públicas incentivam a construção de estradas e não a melhoria do transporte público.

    Parabéns pelo blog!

    Estou fisicamente longe de Porto Alegre, mas sempre acompanhando iniciativas como a do Porto Alegre Resiste. Em busca de uma cidade melhor, e de cidades melhores!

  2. Pingback: Bicicletas de carga « Porto Alegre RESISTE!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s