A “propaganda” da indústria biotecnológica

Assalto à biomassa do planeta

Visto no blog catalão Amics Arbres:

Nota à imprensa do Grupo ETC, Greenpeace Quebec e Biofuelwatch, publicada durante a Sexta Conferência Anual da Biotecnologia e Bioprocessamento Industrial, em Montreal, em 22 de Julho de 2009.

Assalto à biomassa do planeta

As novas energias “verdes” da indústria biotecnológica nada mais são que propaganda. Os governos não deveriam aumentar os subsídios a estas empresas. A matéria prima em que se baseia esta indústria – chamada de “biomassa” em termos gerais – não é abundante e nem facilmente conversível em químicos, plásticos e combustíveis renováveis.
Segundo Jim Thomas, pesquisador do Grupo ETC, por trás do fino véu verde da “energia limpa” e dos “plásticos renováveis” há uma imensa disputa industrial das grandes empresas biotecnológicas para se apropriarem da maior quantidade possível da biomassa do planeta: “O controle que têm os gigantes genéticos sobre os menores componentes da vida, como o DNA, foi alcançado de forma muito mais rápida e sofisticada através do investimento de bilhões de dólares em novas tecnologias como a metagenômica e a biologia sintética. 25% da chamada biomassa mundial – de tido tipo, incluindo vegetais, florestas, resíduos e outras fontes de biomassa – já foram mercantilizados. Agora a indústria está atrás dos 75% restantes. A busca por maiores quantidades de celulose vegetal – o material orgânico mais abundante na terra – fará com que as reservas naturais e as chamadas “terras marginais” se tornem comercialmente mais valiosas do que nunca.

Todo o texto no Blog Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, aqui: http://goncalodecarvalho.blogspot.com/2009/09/assalto-biomassa-do-planeta.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s