Frente do NÃO grava vídeo

P8016904

No sábado, dia 1º de agosto a Casa de Cinema de Porto Alegre gravou vídeo com depoimentos contrários ao Pontal do Estaleiro, ao lado da usina do Gasômetro.

Abaixo a matéria que saiu no Jornal do Comércio de Porto Alegre:

JC – Notícia da edição impressa de 03/08/2009

Frente do Não grava vídeo

Com direção de Gerbase (e), grupo gravou vídeo no sábado (1) Gabriela Di Bella/JC

Com direção de Gerbase (e), grupo gravou vídeo no sábado (1) Foto: Gabriela Di Bella/JC

A gravação de um vídeo com argumentos contrários ao projeto Pontal do Estaleiro mobilizou lideranças comunitárias e ambientalistas no sábado, na Usina do Gasômetro. O cineasta Carlos Gerbase dirigiu os ativistas, com produção de Luciana Tomasi. Os dois são integrantes da Casa de Cinema de Porto Alegre que inclui ainda Jorge Furtado, Giba Assis Brasil, Nora Goulart e Ana Luiza Azevedo. “Todos os nossos sócios aderiram à campanha”, revelou Gerbase.

A ação foi organizada pelas 13 entidades da Frente do Não, que defende o voto contra a permissão de construções residenciais – comerciais já são permitidas – na área do antigo Estaleiro Só, na zona Sul. A prefeitura da Capital fará consulta popular sobre o tema em 23 de agosto. Serão 89 locais de votação.

Além do apoio da Casa de Cinema, o grupo atraiu a simpatia de outras personalidades da cidade. Estavam presentes na mobilização o escritor Carlos Urbim, a atriz Débora Finocchiaro e a artista plástica Zorávia Bettiol. Mas apesar da notoriedade desses nomes, o depoimento mais aplaudido foi o da ambientalista Hilda Zimmerman, fundadora da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), em 1971, ao lado de José Lutzenberger e Augusto Carneiro.

As imagens captadas na tarde de sábado serão editadas em diferentes formatos e duração. Mas como a Câmara Municipal derrubou uma emenda que obrigava a abertura de espaços na rádio e televisão para que as frentes expusessem seus argumentos a favor e contra residências no Pontal do Estaleiro, os vídeos possivelmente só serão veiculados na internet.

Depois da gravação, os militantes distribuíram panfletos aos cidadãos que apreciavam o pôr do sol às margens do Guaíba. E comemoraram a adesão de outros três intelectuais, que tiveram seus depoimentos publicados no site do movimento: Moacyr Scliar, Luis Fernando Verissimo e Cíntia Moscovich.

A Frente do Sim, integrada por duas entidades, ainda se articula. A Força Sindical e a União Estadual dos Estudantes pretendem fazer reuniões nesta semana para discutir os rumos da campanha.

No site do Jornal do Comércio: http://jcrs.uol.com.br/jc/site/noticia.php?codn=4598&codp=104&codni=3

5 pensamentos sobre “Frente do NÃO grava vídeo

  1. Creio que já entendemos o motivo do codinome do comentarista: MAGO.

    Somente com magia poderemos ver o projeto, pois ele na realidade não existe!
    Não existe ainda um projeto arquitetônico. Existe apenas uma ilustração em 3D.

    Mas para bom entendedor, a ilustração em 3D e o TEOR do que foi aprovado na Câmara Municipal de Porto Alegre basta para prever o que realmente querem construir na Ponta do Melo.

    Sobre o segundo comentário, Mago, nós infelizmente não podemos impedir que poluam o Arroio Dilúvio, apenas podemos cobrar ações dos poderes públicos e tentar conscientizar a população. Esperamos que você nos ajude nisso com ações concretas, não com magia.

  2. Pingback: Dia 23, diga NÃO à concretosquice! « Cão Uivador

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s