A rua mais bonita do mundo e o Dia Mundial do Meio Ambiente


Sensacional filme – HOME, o mundo é a nossa casa!
(Em espanhol)
O filme inteiro já está disponível no YouTube, com narração em português (de Portugal), neste link:

Dia 5 de junho é o Dia do Meio Ambiente.

Nesse dia, em 2006, foi assinado o decreto de tombamento da Rua Gonçalo de Carvalho.

Em 4 de março de 2008 recebemos um e-mail do Pedro Nuno Teixeira Santos, do Blog A Sombra Verde de Portugal, onde ele escreveu:

Eu também sou amigo dessa rua!

Olá,

Tomei conhecimento da vossa rua e do vosso movimento de cidadãos através do blogue Arbres Amics… E fiquei, tal como continuo agora: sem palavras!
Sou licenciado em Biologia e professor, além de que mantenho dois blogues que se dedicam a divulgar as árvores monumentais de Portugal, bem como a denunciar casos de podas mal executadas (ainda muito frequentes em Portugal e na vizinha Espanha, por exemplo). Como amante das árvores, tomar conhecimento da vossa rua foi como entrar num “mundo de fantasia” (felizmente, bem real!)
Quando pensei no nome de “sombra verde” para um dos meus blogues, foi como se tivesse sonhado com a vossa rua mesmo sem nunca a ter conhecido; não sei se algum dia irei ao Brasil mas, se assim for, farei por ir a Porto Alegre só para conhecer a vossa maravilhosa rua.
Já coloquei um texto a divulgar o vosso projecto e envio-vos um abraço de solidariedade e muita força para a vossa luta.
As árvores fazem amigos!

Um abraço,

Pedro Nuno Teixeira Santos

(http://sombra-verde.blogspot.com/)

(http://arvores-do-sul.blogspot.com/)

Em seu Blog, Pedro colocou um título que nos comoveu profundamente: A Rua Mais Bonita do Mundo!

Logo após a vitória da Rua Gonçalo de Carvalho contra a obra que ameaçava suas árvores e seu posterior tombamento como Patrimônio Cultural, Histórico e Ambiental da cidade, pensamos em descontinuar este blog. Já tínhamos conseguido o que queríamos. Mas recebemos mensagens de muitas pessoas comuns, como nós, que pediam que o Blog continuasse, para mostrar que mesmo as causas dadas como perdidas – como a da Gonçalo – poderiam ser vitoriosas se as pessoas não desistissem, não abandonassem seus ideais!

Apenas por esse motivo o blog Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho continua ativo.

Para que mais gente seja estimulada a não omitir-se e a não desistir de seus sonhos, para que eles se realizem no final.Rua Gonçalo de Carvalho, Patrimônio Cultural, Histórico e Ambiental de Porto Alegre.

Mais que um direito, uma obrigação.

Em 2005, essa foi a conclusão que chegaram os poucos moradores das redondezas da Rua Gonçalo de Carvalho, ao saberem pelo jornal que um grande edifício-garagem seria construído junto a uma das mais belas e arborizadas ruas da capital gaúcha. Seria uma obrigação defender a rua da ameaça que surgia.

Haeni Ficht, dentista, morador da Rua Gonçalo de Carvalho, subsíndico do edifício Ado Malagoli, era vizinho da área onde seria construída a garagem. Ele tomou a decisão de fazer algo para denunciar o que estava para acontecer. Falou com os vizinhos, procurou maiores informações e logo juntou um pequeno grupo disposto a não se omitir.

Os adversários eram poderosos. A obra seria construída no local onde existe um Shopping Center, o proprietário do terreno era também dono (na época) de tradicional grupo jornalístico gaúcho e ainda por cima, o estacionamento faria parte da construção da sede própria de um dos maiores orgulhos do Rio Grande: a OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Seria muito difícil enfrentar adversários desse porte. Mas todos achavam que se conseguissem esclarecer o real problema, muitas pessoas formariam suas opiniões e apoiariam a causa.

Todos colaboravam como podiam, faziam abaixo-assinados, distribuíam cópias feitas no xerox da esquina, paravam vizinhos na rua e explicavam o caso, pediam apoios por telefone ou e-mail.

Muitos que recusavam apoio, diziam ser “constrangedor” ficar contra um os maiores orgulhos da cidade – a OSPA – mas ficavam ainda mais constrangidos quando eram levados para conhecer a rua com suas belas árvores e pássaros.

Foi uma luta difícil, cansativa e, diziam na época, sem futuro. Não seriam alguns “inimigos da cultura e do progresso” que iriam impedir uma obra grandiosa, já decidida e autorizada pela prefeitura.

Até ameaças alguns sofreram quando da distribuição de nossos panfletos. Mas tínhamos a certeza de que estávamos fazendo a coisa certa. Sempre tivemos a convicção disso! Foi criado um endereço de e-mail e o Blog “Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho” onde colocamos nosso lema: “Resistir é Preciso”.

Descobrimos muitas pessoas de Associações e Movimentos, tanto de moradores como ambientalistas, e recebemos apoios fundamentais para continuar a resistência. Não fomos apoiados apenas por gente de nossa cidade: também recebemos apoios, informações e principalmente incentivo de vários lugares do Brasil e até do exterior, graças a essa ferramenta impressionante que é a Internet.

Em 2006 veio a vitória. Não apenas nossa, mas de toda a cidade e do direito do cidadão comum ser ouvido. A obra não saiu e a rua, com suas árvores, pássaros e seu calçamento de pedras, foi tombada como Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Porto Alegre. Pelo que temos conhecimento, o primeiro caso de uma rua tombada, no Brasil e na América Latina.

Infelizmente, o Haeni morreu antes de ver a vitória de sua rua. Antes mesmo de ver tantas mensagens de apoio que vieram de lugares tão distantes e depois parabenizando pelo tombamento da Rua Gonçalo de Carvalho. Coisas da vida… Mas ele servirá de exemplo sempre que alguém pensar: “Não basta querer ter um mundo melhor, a gente tem é que fazer ele melhor!“

Cesar Cardia
Administrador do Blog
Associado da AMABI
Participante do Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho
Participante do Movimento Defenda a Orla do Guaíba
Anúncios

20 pensamentos sobre “A rua mais bonita do mundo e o Dia Mundial do Meio Ambiente

  1. No Blog da AMOVITA – Associação de Moradores da Vila São Judas Tadeu:

    Parabéns aos Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

    A AMOVITA parabeniza os moradores e amigos da Rua Gonçalo de Carvalho pelo aniversário da grande vitória conseguida frente aos interesses financeiros e em defesa de uma Porto Alegre mais humana.
    Nossa cidade necessita de muitas Gonçalos de Carvalho!

    http://amovitapoa.blogspot.com/2009/06/parabens-aos-amigos-da-rua-goncalo-de.html

  2. Pingback: Dia Mundial do Meio Ambiente e da Rua Mais Bonita do Mundo! « Porto Alegre RESISTE!

  3. Eu sou mais que amiga da Rua Gonçalo de Carvalho eu AMO passear nestas calçadas, moro na Santo Antônio e aprecio muito tomar um chimarrão a caminho do Parcão pelo Tunel verde da Gonçalo, pois me dá uma paz e uma tranquilidade…muita beleza junto… Simples assim…

  4. Sou de Passo Fundo, mas moro há 23 anos em Salvador/BA e não sabia dessa luta pela conservação da rua Gonçalo de Carvalho, até que um amigo mandou-me, pois sabia que eu morei alguns anos em Porto Alegre e resolveu enviar-me o artigo.
    Me senti feliz e orgulhoso em saber que meus conterrâneos continuam a não se omitirem pelas causas nobres e lutam pelos seu direitos e ideiais como pessoas civilizadas, como esse grupo de moradores e simpatizantes encabeçados pelo Sr. Haeni Ficht.
    Parabéns a todos os que se envolveram de uma forma ou outra, por essa vitória
    Todos sabem que quando estamos longe de nosso estado e recebemos uma boa notícia como esta, nosso orgulho de ter nascido no Rio GRande do Sul é redobrado. Parabéns.

    Ademar Garcia

    • Obrigado Ademar.
      Uma das principais características do povo gaúcho talvez seja a resistência.
      Aqui aprendemos desde cedo que temos que continuar a resistir, mesmo quando a batalha parece definitivamente perdida. Como gaúcho sabes bem disso.
      Nos livros de História do Brasil, nas disputas esportivas, a gauchada resiste até quando não há mais o que resistir. Graças a isso o Rio Grande é Brasil e temos um imenso orgulho disso.

      Mas o também gaúcho José Lutzenberger costumava alertar seus colegas para que não comemorassem muito as conquistas do movimento ambientalista: “Quando o assunto é ecologia, as vitórias são passageiras. As derrotas é que são definitivas”.

      Tu, gaúcho e baiano, podes ajudar nossa gente. Divulga o que aconteceu aqui, pois assim mais pessoas podem ser incentivadas também a lutar por suas árvores, suas ruas e seus direitos de cidadãos, para que tenham vitórias como a nossa.

      A “Rua Mais Bonita do Mundo” não é só nossa, ela é de todos os cidadãos que sabem que Resistir é Preciso!

  5. É muito bonito ver que tem gente que se preocupa com o meio ambiente e com o que temos de bonito a natureza, que são as árvores. As pessoas que moram nesta rua devem sentir muito orgulho por morar na rua mais linda do mundo.

  6. Aqui em Belém do Pará tem um tunel verde de “MANGUEIRAS” na av: Presidente Vargas é lindo também pai d’ égua é quando cai manga em cima de caros kkkkkkk venha aqui para conferir….e aproveite tome Tacacá, coma Maniçoba e tome Açaí tudo de bom da minha terrinha

  7. gente somente fiquei sabendo desta rua maravilhosa hoje , fiquei muito feliz mesmo que sabendo depois de vários anos que a rua venceu e vai viver por vários anos. Meu nome é Hualia e me formo o ano que vem em Tecnico em Meio Ambiente moro em sapezal mt.

  8. atá, eu sou de porto alegre, mais esse povo se acha MUITOO!
    e existem várias ruas mais bonitas, eu aposto, esse povo são um baitas de uns isibidos!!
    e eu sou gaucha, e adimito isso!!!!!!

    • Luiza, por favor leia todo o texto para entender o que significa “A rua mais bonita do mundo”, segundo o prfessor Pedro Nuno Teixeira Santos.
      Qual mesmo é sua definição para exibidos?
      Mostrar o que de bom temos?

  9. Nasci e moro aqui em sao paulo gostei de ver o historico da preservaçao dessa rua,essa mesma rua me faz lembrar q existe de fato a democracia neste pais coisa q parece perdida,essa comunidade fez valer o direito de exigir alg e mais foram perceverantes determinados e compromissado com a proteçao do bem estar de muitos gostei,aq em sao paulo moro na zona leste da capital em um bairro q se chama sao miguel paulista ,esse feito aq seria impossivel aq moram mais de 370 mil habitantes a rua da minha casa e e um anbviente ruim mas q relevamos e tocamos como e possivel quem dera poder usufruir de um bem desses de q vcs seria um premio mega,,,douglas

  10. essa rua é claro que é a mais bonita do mundo. esses moradores de Porto Alegre são muitos sortudos por morarem nessa maravilha de rua.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s