Porto Alegre envergonhada!

Pontal da Vergonha

imagem8337_cr

Porto Alegre teve uma quinta-feira estranha. Com a aprovação pela Câmara de Vereadores do nefasto projeto Pontal do Estaleiro, muitas indagações ficaram no ar.

Por que motivo a pressa em aprovar algo tão polêmico, sem ao menos ser discutido nas Comissões internas da Câmara como da Saúde e Meio Ambiente?

Por que motivo a nova legislatura, que assumirá no início de 2009, não poderia apreciar este projeto?

Por que essa alteração da lei que regulamentava o uso da área em questão foi proposta por um edil conhecido apenas por ser ferrenho torcedor de futebol e usar um caminhão de som em volume altíssimo para tentar motivar parte da torcida de seu clube?

Por que a vitória alcançada no final da votação foi comemorada como se alguns vereadores tivessem ganho a Mega-Sena ou um campeonato MUNDIAL de futebol? Isso contrastava com a tristeza dos que se posicionaram contrários ao projeto e até com o ar de constrangimento de outros vereadores e funcionários da casa.

O jornal Correio do Povo já havia indagado em editorial “Por que a pressa?”. O jornalista e escritor Juremir Machado da Silva também estranhava muito o estranho comportamento que cercava essa votação em sua coluna no Correio do Povo “O Portal da Hipocrisia” (leia post mais abaixo). Entidades Ambientalistas, Associações de Moradores e demais Movimentos Sociais também estavam muito curiosas com o que aparentava estar ocorrendo.

Mas na quinta-feira outros veículos de imprensa, que até então não haviam se manifestado a respeito desses fatos “curiosos”, também expressaram sua estranheza. A RBS, que até então havia sido muito elogiada pelo lado dos que queriam a aprovação do projeto, através de pelo menos três de seus comunicadores mais conhecidos e respeitados colocaram mais lenha nessa fogueira de dúvidas.

Decididamente, há algo inexplicável nessa Porto (menos) Alegre. Ou não?

Ouça:

Chamada Geral 1ª Edição

O jornalista Antonio Carlos Macedo demonstra sua estranheza com a alegria desmedida de alguns vereadores após aprovarem o projeto Pontal do Estaleiro. Diz respeitar muito os argumentos dos ambientalistas.

Comentário do Pedro Ernesto

O narrador e Diretor de Esportes da Rádio Gaúcha, Pedro Ernesto Denardin usa parte de seu espaço para comentário esportivo no horário das 12h para comentar a aprovação do projeto Pontal do Estaleiro pela Câmara. Declara-se contra o projeto e também comenta a “alegria” de alguns vereadores favoráveis ao projeto.

Sala de Redação – Kenny Braga

O jornalista Kenny Braga comenta no programa Sala de Redação a aprovação do projeto Pontal do Estaleiro. Declara-se contrário ao projeto e estranha a comemoração dos vereadores, como se tivessem ganho “prêmio de loteria”. Também apela para que o prefeito vete a lei aprovada na Câmara!

Fotos: Câmara Municipal de Porto Alegre

Atualização em 14 de novembro, 10h:

Empresários orientam votação do Pontal (no site do jornal JÁ)

Mais fotos do dia 12 de novembro, no Blog Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho:

A vitória do ATRASO


9 pensamentos sobre “Porto Alegre envergonhada!

  1. O QUE EU VI E OUVI NA CAMARA DE VEREADORES DE PORTO ALEGRE A CAPITAL DOS GAUCHOS E GAUCHAS NO DIA 12 DE NOVEMBRO/2008 É… SEM COMENTÁRIOS.

    É UMA VERGONHA PARA NÓS DO RIO GRANDE DO SUL QUE SEMPRE ESTIVEMOS NA VANGUARDA DA POLITICA NACIONAL DANDO EXEMPLOS DE ÉTICA E MORAL, “PLITICOS” QUE PERDERAM O CENSO DE CIVISMO,E RESPONSABILIDADE, ONDE ESTÁ O JURAMENTO DE POSSE ?
    O RESPEITO PELO PACTO FEDERATIVO DA UNIÃO ? PELO POVO? . . .

    O NOSSO HINO RIOGRANDENSE,…SIRVA DE MODÊLO A TODA A TERRA ! . . . ?

    O QUE DIRIA GETULIO VARGAS, ULISSES GUIMARÂES,E OUTROS ESTADISTAS, . . . SE FOSSEM VIVOS ! ?

    VIVA OS NOSSOS JOVENS O FUTURO DESTE PARLAMENTO ! ! !

    eduino de mattos-conselheiro do CMDUA ( plano diretor de desenvolvimento urbano e ambiental)

  2. Isto deveria ser publicado, uma ou duas fotos mais marcantes, pelo menos em algum jornal de bairro , talvez o Zona Sul, mas a população teria que tomar conhecimento e saber quem é …
    Ótima reportagem.

  3. A história é mais ou menos assim: Lutzenberger, acompanhando Collor em uma viagem à Austria, ficou extremamente irritado com o discurso de Collor ao primeiro ministro daquele país, que, para conseguir empréstimos, afirmava que o Brasil era um país muito pobre, uma nação muito pobre. Após o discurso de Collor, Lutzenberger aproveitou a oportunidade para elencar ao primeiro ministro as riquezas do Brasil e também para reafirmar, em alemão, já que Collor falava mal e porcamente o inglês, que o Brasil é realmente um país pobre. Mas muito pobre em políticos decentes. A aprovação do Projeto Pontal do Estaleiro nos mostra que, pelo jeito, o Brasil está cada vez mais pobre, carecendo de políticos decentes, aqui mesmo, em Porto Alegre, cidade natal de Lutzenberger. Precisamos de políticos, de vereadores decentes.

  4. Poxa…mesmo não sendo de Porto Alegre realmente me sinto igualmente envergonhado por essa nefasta aprovação…

    Mas sinto que a luta nao acabou ainda… há meios de se revirar a situação e impedir que o objeto de desejo de muitos nao se sobreponha aos interesses da coletividade e do meio ambiente de maneira alguma…

    Vcs chegaram longe, e espero que nao parem agora! foi-se uma batalha, mas a guerra ainda pode continuar…

    Não há alguma maneira de levar essa informação nacionamente?

    abraços!!

    Daniel

  5. Socorro… Dê me sua mão…. A luta é essa mesmo.
    Contra eles tem que fazer penalidade máxima?
    Não, é só um drible mais.
    Vamos vencer naturalmente.
    O Prefeito não vai pirar… Acho que não.

  6. Pingback: Que(m) está por trás do Pontal do Estaleiro? « Porto Alegre RESISTE!

  7. Pingback: Você compraria um carro usado deste homem? « Porto Alegre RESISTE!

  8. Pingback: A especulação imobiliária venceu « Porto Alegre RESISTE!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s