Estaleiro: Justiça derruba liminar que suspendia votação!

Amanhã, dia 29, concentração na Câmara Municipal!

Nestes momentos, cabe bem para reflexão o poema “No Caminho com Maiakóvski”. O trecho em negrito é erroneamente atribuído ao poeta russo Maiakóvski ou Brecht, mas na realidade a autoria é de Eduardo Alves da Costa, poeta brasileiro.

No caminho com Maiakóvski

Assim como a criança humildemente afaga a imagem do herói, assim me aproximo de ti, Maiakósvki. Não importa o que me possa acontecer

por andar ombro a ombro

com um poeta soviético.

Lendo teus versos,

aprendi a ter coragem.

Tu sabes,

conheces melhor do que eu

a velha história.

Na primeira noite eles se aproximam

e roubam uma flor

do nosso jardim.

E não dizemos nada.

Na segunda noite, já não se escondem:

pisam as flores,

matam nosso cão,

e não dizemos nada.

Até que um dia,

o mais frágil deles

entra sozinho em nossa casa,

rouba-nos a luz e,

conhecendo nosso medo,

arranca-nos a voz da garganta.

E já não podemos dizer nada.

Nos dias que correm

a ninguém é dado

repousar a cabeça

alheia ao terror.

Os humildes baixam a cerviz:

e nós, que não temos pacto algum

com os senhores do mundo,

por temor nos calamos.

No silêncio de meu quarto

a ousadia me afogueia as faces

e eu fantasio um levante;

mas amanhã,

diante do juiz,

talvez meus lábios

calem a verdade

como um foco de germes

capaz de me destruir.

Olho ao redor

e o que vejo

e acabo por repetir

são mentiras.

Mal sabe a criança dizer mãe

e a propaganda lhe destrói a consciência.

A mim, quase me arrastam

pela gola do paletó

à porta do templo

e me pedem que aguarde

até que a Democracia

se digne aparecer no balcão.

Mas eu sei,

porque não estou amedrontado

a ponto de cegar, que ela tem uma espada

a lhe espetar as costelas

e o riso que nos mostra

é uma tênue cortina

lançada sobre os arsenais.

Vamos ao campo

e não os vemos ao nosso lado,

no plantio.

Mas no tempo da colheita

lá estão

e acabam por nos roubar

até o último grão de trigo.

Dizem-nos que de nós emana o poder

mas sempre o temos contra nós.

Dizem-nos que é preciso

defender nossos lares,

mas se nos rebelamos contra a opressão

é sobre nós que marcham os soldados.

E por temor eu me calo.

Por temor, aceito a condição

de falso democrata

e rotulo meus gestos

com a palavra liberdade,

procurando, num sorriso,

esconder minha dor

diante de meus superiores.

Mas dentro de mim,

com a potência de um milhão de vozes,

o coração grita – MENTIRA!

EDUARDO ALVES DA COSTA

2 pensamentos sobre “Estaleiro: Justiça derruba liminar que suspendia votação!

  1. Hoje à tarde, em protesto contra o projeto Pontal do Estaleiro, estudantes, ambientalistas e entidades do município ocuparam o plenário da Câmara de Vereadores, entoando palavras de ordem contra os edis favoráveis ao empreendimento.

    Seguranças do legislativo portoalegrense e guardas municipais tentaram bloquear a passagem dos manifestantes, agredindo e intimidando fisicamente alguns dos estudantes que forçaram a entrada na Câmara.

    A vereadora recém-eleita Fernanda Melchiona (PSOL) conseguiu marcar uma reunião na próxima segunda-feira (3/11) com o presidente da Câmara, Sebastião Melo (PMDB), para discutir sobre o tema.

    Leia mais em http://salveopampa.blogspot.com

  2. Se este alteração for aprovada será o início do fim da orla do Guaíba. Porque parece que quando se fala em ocupar a orla a primeira coisa que aparece é a construção de enormes edifícios. Compraram Um terreno por R$6 mi Irão investir R$150mi e que deverá render uns R$250mi. Que grana heim? Como é lucrativa esta orla. P.Alegre tem milhares de imóveis vazios. Fala-se que a maioria é fruto da lavagem de dinheiro na construção civil. R$6mi que valerão R$250mi deve ser muito bom para muita sacanagem.

Deixe uma resposta

