Quem diria? Porto Alegre tem MARACATU!

Maracatu Truvão – Porto Alegre

O Maracatu Truvão é um grupo de percussão de Porto Alegre que se dedica a pesquisar e executar a música do maracatu de baque virado, ou maracatu nação, folguedo popular originário da cidade do Recife e, nesse sentido, é um bloco de maracatu.

Na praça Júlio Mesquita

Esse folguedo afro-brasileiro, formado fundamentalmente, na sua origem, por africanos de Nação Nagô escravizados em Recife mantém em muitos aspectos a oralidade e a vivência como características da transmissão dos conhecimentos.

Na praça Júlio Mesquita

Os instrumentos do “Maracatu Truvão”, na Praça do Aeromóvel – Foto de Cesar Cardia/Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

Ao contrário do que muitos pensam, maracatu não é apenas um gênero ou ritmo musical. No maracatu se dança, se dramatiza (ele é um cortejo real com personagens como Rei, Rainha, Embaixador, Embaixatriz, Damas do Paço, Catirinas, Baianas, Caboclo de Pena, Vassalos, Batuqueiros, entre outros), no maracatu se exercita religiosidade – sendo esta a característica que distingue um bloco de maracatu de uma nação de maracatu: na Nação de Maracatu cumpre-se todo um ritual religioso antes de colocar a corte na rua a desfilar no carnaval; embora seja uma festa profana em que não se exige fidelidade religiosa de todos os que desfilam com a Nação, os membros da nação cumprem a religiosidade. Ainda como elemento fundamental do maracatu, destaca-se o lado social. Sempre dentro de uma comunidade de baixa renda, a Nação de maracatu muitas vezes é a única oportunidade que milhares de jovens tem de acesso a educação, saúde e cultura, através das inúmeras atividades sociais organizadas pela Nação.


O Maracatu Truvão tem 3 anos de existência.

Tendo como base de divulgação das atividades as apresentações em locais públicos como praças, parques e institutos culturais da cidade de Porto Alegre. Oferecem oficinas de percussão para adultos, crianças e adolescentes no Ponto de Cultura do MinC Instituto Cultural Afro-Sul Odomodê, assim como apresentações gratuitas todos os domingos no mesmo local junto com o Movimento Cultural Central do Samba.

Maracatu Truvão na praça Júlio MesquitaApresentação em UruguaianaMaracatu esquentando o inverno na praça.Apresentação em Porto AlegreComemorando 3 anos de existênciaComemorando 3 anos de existênciaTruvão na praça do AeromóvelNa Ação Cultural “Cinema na Praça”Batuque para espantar o frio

Clique nas fotos para ampliar

Uma vez por mês se apresentam na praça Júlio Mesquita (também conhecida como a praça do Aeromóvel), quando da Ação Cultural Cinema na Praça, como convidados do Movimento VIVA Gasômetro.
Além dessas atividades “abertas”, seguidamente são convidados para apresentações em festas, feiras, inaugurações, como:

* Abertura do Fórum Social Mundial 2005 (anfiteatro Pôr do Sol, Porto Alegre)

* Festival de Inverno de Porto Alegre 2006

* Festival de Reggae contra a fome e o frio 2006

* Encerramento da Feira do Livro 2006

* Encerramento do PercPoa (festival de percussão de Porto Alegre, 2006)

* Dia Mundial do Livro, Theatro São Pedro 2007

* Encontro do Greenpeace, Câmara dos Vereadores, 2007

* Cortejo no dia mundial da biodiversidade, junho/2007

* 100 anos da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana, Uruguaiana, outubro de 2007

* Abertura da 53ª Feira do Livro de Porto Alegre, 2007

* Apresentações na semana da consciência negra de 2007 em Sapucaia (no teatro da secretaria de cultura), UNISINOS (São Leopoldo), Faculdade Dom Bosco (Porto Alegre), Colégio Júlio de Castilhos (Porto Alegre) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Blog do Maracatu TRUVÃO: http://maracatutruvao.blogspot.com/

Anúncios

11 pensamentos sobre “Quem diria? Porto Alegre tem MARACATU!

  1. Quem tiver interesse em contatar o Maracatu Truvâo por e-mail pode endereçar para:
    Ismael Corrêa de Oliveira (ismaelscoliveira@yahoo.com.br)

    O Ismael é o mestre do Truvão e forneceu as informações para a postagem.

  2. Olá! Como fui responsável por dar as informações, me sinto também responsável por evitar um generalização apressada. No texto está escrito que o maracatu é formado fundamentalmente, na sua origem, por africanos nação nagô. A coisa não é bem assim. Primeiro devemos lembrar que aquela região do Brasil recebeu escravos das mais diversas regiões da África e assim, também, essas variadas etnias compuseram o maracatu ao longo de todo esse processo de contrução e transformações sucessivas a qual o folguedo sofreu. Guerra Peixe, em seu livro, Maracatus do Recife, diz lá que é inclusive”plausível aceitar que a música do maracatu seja de procedência banto”. A Nação Nagô, muitas vezes cantadas nas toadas das Nações de maracatu, se dá por pelo menos 2 motivos: fortíssima influência religiosa sudanesa naquela região, que gera o conhecido Xangô pernambucano de hoje em dia e, segundo motivo, eles transformaram a expressão, significando não só o Africano Nação Nagô, mas significando também simplesmente Africano. Assim, sou Nação Nagô, para muitos, quer dizer, sou africano, como também podemos encontrar em Guerra Peixe.
    Abraços!
    Ismael

  3. Olá. visitei um blog do recife (O Antenado) e encontrei uma postagem sobre o maracatu. e vim dar uma olhada. parabens. muito interessante o trabalho. uma prova de que nosso país é continental mas tem uma só etnia. a do povo brasileiro.

  4. Pingback: Maracatu em Porto Alegre « Blog Archive « Gasômetro – Blog de imagens

  5. sou professora de uma escola de periferia de porto alegre, perto da baltazar.
    Que voces acham de fazer uma apresentação lá e nos encantar com esse ritmo maravilhoso no dia da consciencia negra?
    Abraços.
    Adriana O.
    Aguardo retorno.

  6. Bom dia,
    trabalho em uma Editora e temos interesse em utilizar a foto dos instrumentos do Maracatu. Peço que entre em contato conosco via e-mail para conversarmos melhor.
    Grata.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s