Você notou que essa área é especial?

ÁREA ESPECIAL DE INTERESSE CULTURAL: ARREDORES DA PRAÇA BURI

    Quem sobe a Felipe de Oliveira chega num platô próximo à praça da caixa d’água.Caixa d’Água - Praça Buri em Petrópolis Nota-se a presença de casas construídas nas décadas de quarenta e cinqüenta e a arborização das ruas, com cinamomos remanescentes da época do loteamento dessa área e várias árvores frutíferas nas calçadas: ameixeiras, pitangueiras, amoreiras, cerejeiras e até abacateiros. Os passarinhos fazem a festa.

    Em algumas ruas, como a Prof. Langendonck, predominam velhos jacarandás, cobertos de epífitas, de folhas variegadas e flores rosadas. Essas velhas árvores dão abrigo para várias espécies vegetais, insetos e passarinhos. Se passarmos a pé, podemos ter a atenção chamada por um toc-toc insistente: o olhar que percorre os galhos altos terá a alegria de encontrar um enérgico pica-pau de crista vermelha cavando sua refeição.

    De manhã cedo já surgem os caminhantes amigos da saúde, com seus tênis e bermudas. Solitários, aos pares ou em trios de senhoras álacres, de faces animadas pelo exercício. Vêm também os fiéis companheiros, peludos, saltitantes, pequenos ou grandalhões, parando em cada portão para saudar exageradamente os amigos que não têm a sorte de ter um dono marchador que os leve à rua pela coleira. Eles latem, pulam, fazem espetáculo. É Petrópolis, de manhã.

    Logo, o pessoal volta da padaria, com o pão quentinho anunciando o perfume do café. Parece que estamos no interior, voltamos no tempo?

    Não, é nosso bairro. É Petrópolis.

    Um pouco mais tarde chegam os bebês à pracinha. As mamães (ou papais, pois há vários deles, bem atentos e gentis) embalam os maiores no balanço. O calor aumenta e todos se recolhem.

    Quantas crianças já passaram por essa praça… A caixa d’água tão característica, agora sem água, ainda tem uma importante função, ser um marco para o morador e para o passante. Uma referência para quem chega, uma lembrança querida pra quem cresceu por aqui.

    Lá pelos anos trinta, aqui ainda era a Chácara Santa Casa – adquirida da Irmandade da Santa Casa, que por sua vez a havia recebido por doação testamentária. A imobiliária, Schilling, Kuss e Cia., Iniciou o loteamento do bairro justamente nessa área, que ia da Farias Santos à Protásio Alves, descendo pela Felizardo Furtado e voltando pela Ferreira Viana.

    O cronista Ary Veiga Sanhudo recorda que em 1933, prestando o serviço militar, executou manobras de campanha na “colina de Petrópolis, mais ou menos aí pelo local onde hoje se encontra a moderna caixa d’água, precisamente ao lado da pequena e interessante Praça Buri”.

    Agora, no miolo dessa área, como se vê nos mapas, foi delimitada uma Área de Interesse Cultural, reconhecendo sua singularidade, a paisagem e a memória do lugar. Quando tempo passará até que os vereadores a protejam com a força da lei? Ela vem sofrendo agressões importantes. Quais vereadores sairão em sua defesa?

    Você, morador, reconhece outros lugares especiais no bairro? Sabia que é possível incluí-los na relação das Áreas de Interesse Cultural, com direito a proteção e maior cuidado nas intervenções urbanísticas?! Basta fazer a solicitação no Fórum da Região de Planejamento 1, ligada à Secretaria do Planejamento ou diretamente à Câmara de Vereadores. Depois, é aguardar pelo parecer técnico que apreciará a solicitação. Não hesite, ajude a cuidar do que você conhece bem e valoriza. Quem melhor conhece o bairro são os moradores.

Janete Barbosa – Movimento Petrópolis Vive

(Texto publicado no Jornal Mais Petrópolis na edição de Abril de 2004.)

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s