A Porto Alegre antiga

Atualização em 29 de março de 2012

Como o site slide.com encerrou suas atividades no início de 2012, estamos recolocando as mesmas fotos antigas que haviam no slideshow de setembro de 2007, via slideshow do próprio WordPress:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Oportunamente recolocaremos as descrições das fotos que também foram perdidas com a desativação do site slide.com.

Anúncios

22 pensamentos sobre “A Porto Alegre antiga

  1. Muito bom esta mostra da POA antiga. Inclusive tenho uma coleção de fotos e algumas reportagens que oportunamente poderei colaborar com a idéia.
    Estamos montando o site da Cidade Baixa, onde um dos itens é exatamente a história e cultura de nossa comunidade, lembrando, inserida na história e cultura de Porto Alegre.

    Um abraço a todos.

  2. Estou navegando por aqui e achei muito interessante o site, inclusive porque estamos (eu e mais dois colegas)fazendo um trabalho de Antropologia Visual e Sonora sobre o bairro Cidade Baixa e gostarámos de mais informações sobre. Favor enviar e-mail com contatos. Grato.

  3. João, podes contatar pelo e-mail que consta na coluna “e-mail, entre em contato” que fica no lado direito das postagens.

  4. Obrigado, Pedro.
    Na realidade é apenas um slide show montado com imagens antigas encontradas na Internet.

  5. estou deslumbrada pelas fotos , sou apaixonada pelas histórias antigas de PORTO ALEGRE embora não tenha nascido aqui. gostaria algum dia de participar de algum evento ou programação de coisas antigas de PORTO ALEGRE .
    Se todas as pessoas prestassem atenção nos documentários que existem de PORTO ALEGRE iriam ver quantas coisas mudaram claro que para melhor , mas a saudades ficam das épocas que não tinha edificios que não existiam tantos carros ,a gente olhando essas fotos trás uma paz, talves seja por a gente não ter vivido aquela época parabéns pelas fotos.

  6. Obrigado, Bruna e Denise.

    Com relação a eventos sobre Porto Alegre antiga, não são muitos. Mas te recomendo que visitem o Museu de Porto Alegre (solar Lopo Gonçalves) na Cidade Baixa. Lá tem muita coisa (especialmente fotos) do passado da cidade. O Museu de Comunicação (Caldas Júnior com Rua da Praia) também tem exposições sobre isso, além de grande coleção de jornais e revistas antigas, que podem ser consultadas lá.

    Qualquer coisa, entrem em contato pelo Blog ou pelo e-mail.

  7. Adorei os slides da Porto Alegre antiga. Sou professora do Julinho e estou fazendo um rabalho com meus alunos sobre a história do colégio. Se alguém tivesse fotos antigas gostaria muito de entrar em contato. Um abraço e continue com esse trabalho tão interessante. Adriane

  8. Muito bom esse blog. O slide é ótimo. Sou pesquisadora de arte funerária e cemitérios de Porto Alegre e me interessa muito o passado da cidade. Fotos antigas de cemitério são bem difíceis.. tenho visto poucas. Sabe me dar alguma dica?

    Um grande abraço,

    Luiza.

  9. Prrocurem matéria sobre a capela do Colégio Sévigné, uma miniatura de Notre-Dame em pleno centro de Porto Alegre. Eu mesma já fiz uma, junto com a falecida Irmã Jeanne, que foi publicada em ZH.

  10. Que bela montagem! É uma delícia viajar no tempo e sentir-se fazendo parte dessa história. Desperta um sentimento de cidadania nostálgica. Eu queria estar lá para ver. Parabéns pelo trabalho!

  11. Parabens pelas bela compilação de imagens da nossa amada cidade! Excelente slide!

    Gostaria de contatá-los para discutir sobre um projeto pessoal que tenho.

    Grato desde já

    Rogério

  12. Porto Alegre resiste em que? Estou tentando preservar a história da cidade e não consigo apoio em lugar algum. Sou proprietário de uma Farmácia com quase 90 anos. Tenho um acervo histórico que não existe em lugar algum do mundo. Recebo visitas de vários estrangeiros para conhecer meu acervo. Todo Brasileiro que viaja para fora do Brasil.Acha lindo as lojas,comércios e restaurantes em Bueno Aires e na Europa com mais de100 anos. Aqui em Porto Alegre não somos valorizados em nada. Quer valorizar? Visite nossa página no facebook. Farmácia Estrela.

    • Leandro,
      lendo as demais postagens do Blog entenderás o porque do nome Porto Alegre Resiste.
      Agradecemos teu comentário, pois graças a ele descobrimos que o slideshow original, postado em 2007, havia sumido e o motivo de seu sumiço: a desativação do tradicional site slide.com, que era a melhor opção para slideshows sem custos para colocar em blogs.
      Conseguimos recuperar as fotos originais do slideshow, mesmo que com tamanhos diferentes do post original.
      Obrigado pelo comentário, Leandro. Graças a ele continuamos resistindo para que essas imagens estejam disponíveis a todos!

  13. Fiquei muito feliz pelo que li aqui pois constatei que há pessoas que cultuam,
    colaboram e vibram com a história da nossa cidade, Porto Alegre. Parabéns
    a esses portoalegrenses.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s