AGAPAN debate

Agapan Debate reforça princípios da Construção Sustentável

Construção Sustentável é o tema do próximo Agapan Debate, que será realizado na segunda-feira, 10, a partir das 19h30, no terceiro andar da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre. “Ao mesmo tempo que oferecemos um debate sobre os princípios da sustentabilidade ambiental para o setor da construção, queremos lançar a campanha e o início das obras da nossa nova Sede”, destaca Edi Fonseca, presidenta da Agapan (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural), a mais antiga ONG ambiental do Brasil e da América Latina.

“O debate sobre Construção Sustentável estará riquíssimo”, antecipa Edi, ao anunciar a participação de especialistas, como o professor Miguel Aloysio Sattler, engenheiro civil, agrônomo e coordenador da Linha de Pesquisa em Comunidades e Edificações Sustentáveis da Ufrgs ; o engenheiro agrônomo João Manuel Linck Feijó, empresário da construção civil e idealizador da Campanha Telhados Verdes Cidades Saudáveis; o arquiteto José Guilherme Fuentefria, coordenador do Projeto da Sede da Agapan, assim como o arquiteto e biólogo Francisco Milanez; e o estudante de arquiteto Fernando Costa, que trabalha com Desenho da Paisagem Agroecológica e Bioconstrução.

 

FONTES DE CONHECIMENTO

O professor Miguel Aloysio Sattler coordena a Linha de Pesquisa em Comunidades e Edificações Sustentáveis através da UFRGS. Ele é doutor pela University of Sheffield, com Pós-Doutorado na University of Liverpool, ambas na Inglaterra. Foi técnico, coordenador de Departamento e de Programas de Pesquisa e superintendente de Fomento Tecnológico da Cientec/RS. Atualmente coordena o Grupo de Trabalho em Desenvolvimento Sustentável. É pesquisador do CNPQ e, desde 1988, Sattler atua no NORIE/UFRGS, sendo professor adjunto no Departamento de Engenharia Civil desde 1995.

O idealizador da Campanha Telhados Verdes Cidades Saudáveis (Ecotelhado), engenheiro agrônomo João Manuel Linck Feijó, representa a WGRINS, uma associação global que tem, como objetivos, incentivar a construção de estruturas habitacionais em sincronia com a natureza, reduzir a pegada ambiental de edifícios de todos os tipos e trabalhar a favor de políticas ambientais, visando o bem-estar das gerações futuras. Feijó é um dos incentivadores da adoção do Fator Espaço Verde, a nível municipal, como instrumento eficaz de aumento de vegetação nas cidades.

O estudante de arquiteto Fernando Costa, realiza trabalhos sócio-ambientais com grupos organizados, Desenho da Paisagem Agroecológica, Bioconstrução, e desenvolve projeto de resgate da técnica tradicional da Pampa, também chamado de Rancho de Torrão. Costa também desenvolve projetos de práticas agroecológicas, Permacultura Rural e Urbana e de Metodologias Participativas.

Informações:
Assessoria de Imprensa da Agapan – Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

Agapan – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural
agapan@agapan.org.brwww.agapan.org.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s