Três Meninas

Mensagem recebida por e-mail:

Tres-Meninas-002

PREZADOS SENHORES

Venho aquí denunciar o clima de terra arrasada que está reinando sobre a estrada das Tres Meninas (entre Vila Nova e Belém Velho) onde iniciam as obras de um enorme empreendimento imobiliário (ALPHAVILLE).
Não estão respeitando absolutamente nada (natureza, sinalização, moradores, usuários, etc).
Estão executando alargamento desta via que é perfil totalmente rural com destruição de toda arborização nela inserida.
As placas de propaganda do empreendimento obstruem a visão dos motoristas usuários destas vias (ver cruzamento da est. Costa Gama com est.Tres Meninas e Cristiano Kraemer esq. com est.Tres Meninas).
Este empreendimento imobiliário abrange cerca de 170 hectares, com mata nativa e córregos naturais.
Pregunto se há EIA-RIMA, etc,etc?
Não se vê noticiar nada a respeito, e o aspecto atual da via é de terra arrasada.

Fernando Ehlers

Fotos de Fernando Ehlers

About these ads

31 thoughts on “Três Meninas

  1. Caro vizinho,moro nessa estrada ha 28 anos,corcordo que estamos passando por transtornos temporarios mas isso ira valorizar todos os moradores dessa estrada isso se chama progresso e em breve estaremos usufluindo de tudo isso,muito obrigado Alphaville.

  2. Conterrâneo Marcelo Silva, se for a custo de desmatamento, o nome não é progresso, é sim retrocesso. A floresta não é do proprietário, nem do bairro, e sim de toda a comunidade. Destruí-la para benefício particular, a pretexto de suposto progresso, não só é ilegal e inconstitucional, como também é perverso. Prejudica não só as próprias árvores arrancadas; prejudica junto o ar, a água, a biodiversidade, e o homem. Vamos defender um progresso mais coerente com a realidade atual, realmente moderno, preservando o que nos é essencial. Abraços, Marcelo.

  3. O Edu Cezimbra colocou o comentário abaixo na foto Tres-Meninas-005. Como o comentário não está aparecendo nos comentários principais do Blog, estamos colocando uma cópia aqui:

    Edu Cezimbra

    Morei na Vila Nova muitos anos e conheço bem os estragos causados por qualquer chuva naquela região com morros.Quando ocorrer o asfaltamento e entupirem aquelas galerias as Três Meninas vão virar a marginal do Tietê em São Paulo,com água até dentro das casas.Santa Ignorância destes engeinheiros!

  4. prezado denunciante pergunto, a poeira faz bem a saúde? e para quem sai cedo para o trabalho e caminhar dentro do barro e além de tomar banho de chuva tambem tomar banho de lama de carros ,aposto que onde mora tem cauçada e asfalto antes de criticar e denunciar perguntou a moradores se estão tão ensatisfetos como tu esta descrevendo conheço 90% dos moradores e não vi nem uma insatisfação e sobre o transtorno todo mundo sabe enceguida passa a poeira e o barro tambem ate que um dia alguem olhou para a estrada tres meninas.

  5. É bem assim que fazem na política. Dão algum benefício para lucrarem o resto da vida, e aqueles menos esclarecidos e até ingênuos sem perceberem permitem o jogo. Em um local privilegiado pela natureza e a alguns minutos do centro da capital, com um visual exuberante onde vocês moradores estavam em um paraíso ( incontestável), ao invés de se unirem para conseguir asfaltar ( na minha rua foi assim), trocaram alguns benefícios pela liberdade e a paisagem magnífica. Vocês moradores acham que foi um grande negócio, podem ter certeza, onde antes os moradores mesmo em uma rua com pó, eram moradores e pessoas respeitadas, com o ¨progresso¨ serãm apenas o ZÉ POVINHO, onde os futuros moradores dos condomínios de luxo terão medo ao passar por eles na rua e serão extremamente evitados, pois serão os MISERÁVEIS ao redor dos Condomínios luxuosos. Isto é a mais pura verdade!
    E também deveria ter sido feita consulta popular, pois pelo tamanho da área interessa a todos porto-alegrenses sim.
    Nem todos se iludem por meia dúzia de patacas.

    • Amiga Natascha!
      Acho que não é de seu conhecimento, mas o asfalto das 3 meninas está aprovado pelo orçamento participativo a mais de 10 anos, e neste tempo todo os moradores comiam pó no verão e barro no inverno, nunca apareceu nínguém para defender esta área verde, o empreendedor comprou esta área a mais de 5 anos e só depois de muita negociação com os orgãos legisladores conseguiu a liberação, nestes 5 anos não houve um único movimento pró ou contra o empreendimento assim como também não houve nenhuma manifestação contra as vilas que se instalaram dentro do Bairro Vila Nova, para cá foram trazendo todas as favelas que existiam na área central, vá pela Cristiano Kramer em direção ao Bairro Campo Novo é verá o que é agressão ao meio ambiente, e olhe que isto começou no Governo do PT e segue agora com o PMDB, isto é, favelas vão para a Vila Nova, e agora reclamam de um condominio de luxo, de fato, me sinto sou um trouxa, um mané, um zé povinho pois fazem o que bem entendem eu fico olhando e pergunto ¨Favelas ou Condomínios de Luxo¨ a resposta com o futuro.

  6. O comércio local irá crescer bastante após o empreendimento, sem falar que em breve vai começar a passar ônibus na via. Todos vão sair ganhando.

  7. Fernando! Não conheço o Sr. nem as outras pessoas que estão criticando a obra das 3 Meninas e o tal empreendimento imobiliário, primeiro gostaria de esclarecer que nem eu nem muitos dos moradores das 3 meninas/Kanazawa conhece o sr. e muito menos demos procuração para falar por nós, pois bem, estamos satisfeito com a pavimentação das 3 Meninas assim como o empreendimento imobiliário. Antes um Alphaville do que um Alphavela, não lembro do sr. vir a público falar da sugeira que os moradores da Vila Cristal instalada a pouco mais de cem metros das 3 Meninas nos proporcionam, além de deixar um impressão de descaso, nunva vi o sr. nem uma dessas pessoas sair em defesa daqueles que comiam poeira noite e dia, nunca vi o sr. solicitar poda das arvores que viviam caindo na via nos dias de temporais, nunca vi o sr. plantando uma árvore nas 3 Meninas, nunca vi o seu nome no site da prefeitura solicitando o patrolamento das 3 meninas, então faz o seguinte, vá conhecer o projeto do empreendimento e depois se manifeste, eu fiz a minha parte, solicitei luz para a Kanazawa, água para a Kanazawa e 3 meninas, plantei mais de 15 arvores nos 15 anos que moro ali.
    Obrigado
    Geraldo Machado

  8. Um empreendimento como esse acaba por valorizar os lotes e terrenos da volta e isso interessa uma boa parte das pessoas que defendem o empreendimento, que não se importam de vender e ir pra mais longe do centro.
    Houve licenciamento ambiental e o asfalto não foi medida compensatória do empreendimento, mas sim necessário para os playboys futuros moradores dessa “nova bolha” de Porto Alegre poderem chegar até ele com seus carrinhos rebaixados.
    Estamos vivendo um momento bem delicado na zona sul e se depender do poder público teremos muitas vilas assentadas em nossa região e tb condominios de luxo.
    Alguém sabe de arroio canalizado na área do empreendimento?

  9. Acho que por um lado destruir arvores centenárias é de dar dó mas pelo progresso e para a melhorado moradores locai apoio a pavimentação pois moro a 7 anos na kanazawa e uso este trageto estou feliz por progredir o local que moro e que muitos outros moradores que comerão muito pó com destruição de veiculos devido aos buracos e o risco que correm centenas de crianças que trafegam a pé para irem e voltarem da escola correndo o risco de atropelamento pois nem calçada tinha anteriormente viva o progresso!!!!!!!! Luis

  10. AVALIAÇÃO DO PDDUA 2009.
    (reformulação e mudança da lei)

    câmara de vereadores de porto alegre.

    * * *ESTÃO TODOS DEBATENDO (com razão) O ANDAMENTO DAS OBRAS DO CONDOMÍNIO ALPHAVILE, UM PROJETO APROVADO PELA PREFEITURA DE PORTO ALEGRE.

    * * * ENQUANTO ISSO (SEM ALARDE) OS VEREADORES ESTÃO APROVANDO NA CÂMARA LEIS E EMENDAS AO PLANO DIRETOR, QUE ELIMINARÁ TODOS OS PLANOS DE SUSTENTABILIDADE PARA O FUTURO DE NOSSA CIDADE, ONDE A REGIÃO SUL SERÁ A MAIS ATINGIDA.

    * * *A BANCADA DO CONCRETO (da câmara) QUE ESTÁ A SERVIÇO DA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA E DO PODER ECONÔMICO ESTÁ FAZENDO UMA VERDADEIRA “DEVASSA” NO PLANO DIRETOR !

    * * *INFORMEM-SE SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM NOSSA CIDADE !

    Eduino de mattos
    conselheiro do CMDUA.

  11. Excelente artigo.
    Fica claro o confronto de idéias do articulista ecologista e dos comentários pró-destruição que os supostos beneficiados terão com o progresso.
    Pergunto para os que estão felizes em nao comer mais pó: Vocês acham que agora irão comer caviar? Vocês entendem que a solução é soterrar nosso planeta sob o cimento e o asfalto. Esse é o legado que queremos passar para nossas futuras gerações? É fácil pensar em sí e no hoje.
    O assunto é complexo. Mas por ser complexo existem vários lados e vários aspectos a serem considerados.
    O articulista tocou num ponto importante. Incomodou quem está levando vantagem, mas agradou outros que como eu pensa no mundo como um todo.

  12. Caro Rubis,
    Pergunto-lhe. No local onde mora não é asfaltado? No teto onde mora e trabalha não há concreto? Por que em nome da ecologia algumas pessoas devem comer poeira e caminhar bastante no barro pra pegar um ônibus?

    • qual a rasao do SR nao se mudar para o concreto ou asfalto, o que esta esta feito, nao significa que tudo se aplica, cada local tem sua caracteristica….mude-se entao..

  13. VOCES NAO SABEM DE NADA

    ESSE EMPREENDIMENTO TEM UM EIA RIMA COMPLETISSIMO

    ALEM DISSO VAI PRESERVAR MAIS DE 50% DA MATA NATIVA DA ÁREA.

    TODOS VAO SAIR NO LUCRO TODO BAIRRO IRA VALORIZAR!

    ALEM DISSO O INVESTIMENTO QUE SERA REALIZADO EM PLANTIOS DE NOVAS MUDAS SUPERA 1 MILHÃO DE REAIS

  14. QUEM não sabe de nada, Ana?
    Alguém que expressa sua opinião, manda fotos e assina seu nome completo, alguém que coloca link para seu blog ou quem, como tu, manda opinião assinada simplesmente como Ana, apenas com colocações genéricas e aparentemente falaciosas?

    Convenhamos que as pessoas que assinam seu nome completo e/ou colocam link para seus sites merecem mais respeito e credibilidade que comentários praticamente anônimos.

  15. ANA,
    COMO VOCÊ SABE QUE EXISTE UM EIA/RIMA, COMPLETÍSSIMO?

    Eduino de Mattos
    conselheiro do CMDUA.

  16. Conheço vários moradores tradicionais do Campo Novo, que reclamam do sumiço do verde e da tranqüilidade, tanto por causa das neofavelas como por causa do Alphaville. A Cristiano Kraemer já é um engarrafamento só de manhã cedo e no fim da tarde; portanto, toda a região tende a virar a mesma porcaria que é a Zona Norte de Porto Alegre, “afogada” pelo asfalto da III Perimetral e pelos espigões colados uns aos outros. Por outro lado, refugiados ambientais da Zona Norte procuram se refugiar nestes condomínios da Zona Sul, para escapar da poluição e do barulho. Porto Alegre é um caso perdido, a especulação imobiliária e os planos diretores “progressistas” acabaram com a cidade e com a qualidade de vida, por isso recomendo a todos que procurem lugares mais aprazíveis para morar, eu inclusive já me mudei para o litoral…

  17. A estrada Três Meninas que está sendo asfaltada e duplicada será a principal via de acesso entre a Restinga/ Centro e Restinga/ Barra Shopping. O tempo de demora pra chegar a Restinga será bem mais curto. O asfaltamento da via será bom pro moradores da estrada que hoje comem poeira e tem que caminhar bastante na lama pra pegar um ônibus em dia de chuva. Proprietários de sitio não têm esse problema, pois tem carro.

  18. Não sei o que vai ser pior o pó do chão batido ou os carros que passando nessa futura avenida a 100 km por hora desrespeitando a comunidade local.
    Conheço bem o EIA Rima do empreendimento, pois fui conselheiro do meio ambiente de POA por 2 anos, e é como todos outros: “um ctrl c ctrl v” terrível. Quem trabalha na área ambiental sabe do que estou falando…
    Faço uma pergunta: Quando se fala em “valorizar” se fala em valorizar em termos econômicos ou em termos de qualidade de vida?
    Concordo que as terras já dobraram de valor com o inicio das obras e triplicarão com acontrução do condomínio.
    Ai vem a pergunta: Por um acaso o Terra Ville mudou a vida da maior parte das pessoas que morar no bairro Belém novo???
    Enquanto a moradia for um “bem de mercado” e não uma necessidade básica ouviremos esses pequenos especuladores transvestidos de povo.

    Felipe Viana

  19. Sou morador do Campo Novo, eu queria saber o que vai acontecer com o condominio campos do cristal, e as demas moradias que tem por volta, sabemos que quando estiver o condominio Alphaville se vão ignorar as pessoas pobres ou não.

    E UM RECADO PARA GERALDO MACHADO, isto que ele falou e uma falta de respeito com as pessoas pobres, por que nós temos Deus na frente agindo por nós, cuidado com o que fala da boca pra fora, e não julgue para não ser julgado, a e lixo é você seu ignorante, e vai aprender a escrever seu analfabeto e não e nunva e nunca seu burro.

  20. Olha è uma pena mesmo mais uma vez vao atacar o meio ambiente, de uma forma agressiva e estupida, as pessoas nao pecebem, que so estao acabando com o planeta, so pensam no bolso cheio e no seu bem estar, o planeta ja nao é mais como era a alguns anos atras o clima ja nao é mais o mesmo e tudo pq porque estao destruindo a natureza,constroem em areas de preservaçao permanente e acham que replantando mudas estao ajudando a amenizar o estrago, poi pode ter certeza que nao, que a quantidade de oxigenio que uma arvore velha nos da, uma pequena ou cem pequenas delas juntos nao poderão suprir este oxigenio que nos faltará. é muito triste isso, mas quem sofrerá com isso serao nossos filhos e netos num futuro se existir futuro desse jeito.

  21. Pingback: Constrangimento ilegal na estrada das Três Meninas (Alphaville) « Porto Alegre RESISTE!

  22. Quem está contrário ao empreendimento, deveria ter se manifestado antes de terem negociado a área, comprá-la e mantê-la como reserva ecológica. Agora já foi, mas há muitas áreas na zona sul, que virarão condomínios, que ainda dá tempo de vocês comprarem para conservá-las.
    Muitos que se manifestam aqui nem sabem onde é a Estrada das Três Meninas, viram só as fotos. Pois fiquem sabendo que esta Estrada é um depósito de animais abandonados, cães e gatos deixados à sorte, ovelhas e cavalos mortos em sítios de lazer são jogados alí. Passo ali diariamente e já recolhi, tratei e doei mais de 50 cães e gatos alí abandonados, eu e minha esposa. Muitas noites seguidas, após o expediente de trabalho, íamos para alimentar uns que não tinhamos como recolher e estavam famintos, com os ossos aparecendo, bicheiras enormes comendo o animal por dentro, desidratados. Após alimentá-los e ter que ir embora, sem poder levá-los juntos, eles correm atrás do automóvel, pedindo para serem tirados dali. Já presenciamos filhotes de uma cachorra comendo o corpo da própria mãe, em estado de decomposição, muita fome. Espero e creio que com o Alphaville esta região estará livre de novos abandonos. Sou corretor de imóveis e não ganhei nada com o Alphaville, o projeto é lindo, preserva e repõe o meio ambiente. Muitos que criticam é pq não tem 300mil para comprar um lote. Tenho 7 ha de terras no Bairro Lageado e preservo toda a parte de mata nativa sem colocar em Out-doors minha iniciativa. E por fim, o papel higiênico que usamos para limpar a bunda vem de florestas desmatadas, mas ninguém que limpar a bunda com sabugo de milho, como fazianm nosos avós.

    • Seu ingenuo, ja ouviu falar em lobby, e sabes quem era o “cuidador” das terras antes de ser negociada? sera que nao era um vereador?

  23. Realmente em alguns pontos da Estrada Três Meninas tinha e ainda tem, um sério problema com lixo e animais mortos… Infelizmente o problema vai se concentrar em outro lugar, pois após o asfaltemento essa estrada terá seu fluxo aumentado tanto em quantidade quanto em velocidade, inibira esse tipo de crime.
    Infelizmente veremos ainda muitas loteamentos para baixa renda na região e a produção primária da capital ser esmagada por uma urbanização precoce de uma região deficiente de infraestrutura e longe do mercado de trabalho.
    Quanto aos condominios para a classe média alta e alta, acho desnecessário e vendem um mundo de ilusão completamente fora da realidade “numa bolha”. Meus pêsames para os filhos de quem viver lá… futuros bundões…
    O”PROGRESSO” PARA ALGUNS É A EXCLUSÃO PARA OUTROS.
    Conheçam o site http://www.cinturãoverdepoa.org.br

  24. Pingback: Alphaville « Blog Archive « Gasômetro – Blog de imagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s